top of page

Antevisão da prova de contra-relógio coletivo dos Campeonatos do Mundo


Está na hora dos Campeonatos do Mundo! Durante uma semana Innsbruck vai acolher as provas mais importantes deste final de temporada e para começar temos a despedida do contra-relógio coletivo.

Percurso

Com um total de 62,8 quilómetros esta é a prova mais longa desde que o contra-relógio coletivo foi reintroduzido nos Mundiais. Os primeiros 40 quilómetros são praticamente planos antes da única mas difícil dificuldade do dia. Axams (4,6 kms a 6,1%) será muito duro para muitos ciclistas e onde se podem fazer diferenças. Segue-se um planalto de 4 quilómetros, antes de uma descida de também 4 quilómetros, antes dos 13 quilómetros finais planos.

Favoritos

Esta é uma prova muito peculiar, já que apenas as equipas com um bom material conseguem estar na luta pelos contra-relógios coletivos, não é por acaso, que são sempre as mesmas formações a lutar pelos primeiros lugares.

Dois segundos lugares nas últimas duas temporadas, após dois títulos mundiais é aquilo que a BMC Racing Team tem desde 2014. Tem uma equipa muito forte, com Patrick Bevin, Damiano Caruso, Rohan Dennis, Stefan Kung, Greg van Avermaet e Tejay van Garderen. Todos muito bons roladores mas também excelentes trepadores, a BMC parte como uma das favoritas, isto depois de já ter ganho 4 TTT esta temporada.

A campeã em título é a Team Sunweb. Este não tem sido um ano muito bom, mas já no ano passado não estavam entre os favoritos e ganharam. Tom Dumoulin é o campeão mundial individual e não precisa de apresentações, Chad Haga, Wilco Kelderman, Soren Kragh Andersen e Michael Matthews andam todos muito bem no esforço individual e a juntar a estes há Sam Oomen, excelente trepador que vai ser importante na fase mais dura.

Outsiders

A Team Sky está órfã de Geraint Thomas e Chris Froome mas conta com uma equipa muito forte. Gianni Moscon está em grande forma, Jonathan Castroviejo é sempre fiável, tal como Michal Kwiatkowski, já que quando se encontram bem conseguem excelentes resultados. Vasil Kiryienka aparece sempre nos Mundiais. Ian Stannard e Owain Doull deverão ser os primeiros sacrificados, já que dificilmente aguentarão a subida de Axams.

Uma equipa já habituada a triunfos em conta-relógios coletivo é a Quick-Step Floors, formação que já leva 3 títulos mundiais. Bob Jungels, Yves Lampaert, Maximilian Schachmann e Niki Terpstra são 4 grandes especialistas no contra-relógio já muito habituados a estes esforços. Laurens de Plus será importante na fase mais dura, com Kasper Asgreen a ser uma bela surpresa, ele que está no seu ano de estreia mas sendo um bom contra-relogista.

Alex Dowsett, Nathan Haas, Reto Hollenstein, Tony Martin, Nils Politt e Mads Wurtz Schmidt são os 6 escolhidos por José Azevedo para representar a Team Katusha-Alpecin. 4 destes ciclistas estiveram presentes na grande prova que a equipa fez no Tour of Britain, naquilo que foi uma pequena surpresa. Apenas Haas não é um especialista no entanto o bloco suíço é muito sólido e procura uma medalha.

Possíveis surpresas

Acreditamos que apenas a Mitchelton-Scott se pode intrometer, com as equipas já referidas, e estar na luta pelas medalhas. Tem 6 ciclistas (Jack Bauer, Luke Durbridge, Michael Hepburn, Daryl Impey, Cameron Meyer e Matteo Trentin) já habituados a esforços coletivos mas tem muitos ciclistas que devem sofrer na parte mais dura. A Movistar, que conta com Nelson Oliveira, e a Team LottoNL-Jumbo podem conseguir um lugar honroso mas será difícil passar além disso, já que não têm equipas muito fortes apesar de serem coesas.

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Bora-Hasngrohe e CCC.

Tips do dia

Katusha-Alpecin melhor que Mitchleton-Scott -> odd 1,95

Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que se pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderam ter tips. Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page