top of page

Antevisão do prólogo da Volta a Portugal


Setúbal acolhe o início da 80ª Volta a Portugal, com um curto prólogo que servirá para se fazerem as primeiras diferenças na geral.

Percurso

A Volta a Portugal começa na cidade de Setúbal, com um prólogo de 1800 metros que servirá de apresentação em competição e para definir o primeiro camisola amarela. Se um esforço de 1800 metros já é explosivo, que dizer então desde que tem 2 curvas a 90º graus, certamente decisivas para o desfecho da jornada.

Favoritos

Um esforço tão curto é muito difícil de prever, dado que os contra-relogistas prefeririam mais quilómetros e os sprinters, com a sua explosão também se vão meter ao barulho. Este é um percurso perfeito para ciclistas explosivos.

Riccardo Stacchiotti vem de ganhar no Grande Prémio Nacional 2 e é um ciclista muito explosivo. Sprinter por natureza, o italiano da MSTina-Focus costuma andar entre os melhores em esforços deste género, sendo que este ano conta já com 2 pódios em esforços parecidos com os de amanhã.

Entre os ciclistas nacionais, Domingos Gonçalves é o nome a ter em atenção. O campeão nacional é um poço de força, muito explosivo, pelo que o percurso técnico lhe assenta que nem uma luva. Uma vitória na Volta a Portugal seria um marco importante na sua carreira.

Outsiders

Rafael Reis já sabe o que é vencedor um prólogo na Volta a Portugal e depois do triunfo no Troféu Joaquim Agostinho chega mais motivado. Este é o seu grande objetivo e tem aqui um percurso muito bom para si. Talvez mais alguns quilómetros fossem mais do seu agrado, no entanto em 1800 metros ainda consegue fazer a diferença.

Aproveitando o conhecimento que tem da pista, João Matias é um forte candidato. Ganhou pela primeira vez na carreira no Grande Prémio Nacional 2 e este ano teve uma evolução fantástica. Cada vez melhor no sprint e com excelentes resultados na pista, a Vito-Feirense-BlackJack pode sair de Setúbal com a amarela.

Outro sprinter que também tem experiência de pista é Enrique Sanz. O espanhol é um sprinter de bom nível e, tal como já referimos, a pista dá-lhe vantagem em relação a outros ciclistas. Não terá muitas oportunidades para brilhar na Volta por isso vai querer aproveitar o dia de amanhã.

Possíveis surpresas

Gustavo Veloso costuma começar sempre bem a Volta a Portugal no entanto este pode ser um esforço explosivo demais para as suas características, no entanto todos sabemos da boa ponta final que o galego tem. Alexander Grigoriev tem sido uma das revelações desta temporada, ele que tem consegue imprimir ritmos muito fortes e já ganhou contra-relógios. Oscar Pelegri, Daniel Mestre, Rafael Silva, Mario Gonzalez e Vicente de Mateos são todos ciclistas com boa ponta final e que devem estar na luta pelos primeiros lugares devido à sua explosividade. Nas equipas estrangeiras, atenção a nomes como Oliver Pardini, Mario Vogt e Krister Hagen.

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Oscar Rodriguez e Trond Trondsen.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page