João Matias consegue finalmente a vitória estreando-se como profissional
O tiro de partida para a última etapa do Grande Prémio de Portugal Nacional 2 foi dado em Ferreira do Alentejo, com muitos ataques na tentativa de se entrar na fuga do dia. Só apenas com 36 quilómetros é que Guillaume Almeida, Francisco Morais e Xabier Murgiondo tiveram liberdade do pelotão para formar a escapada do dia.
Com uma vantagem máxima de 3:20, o pelotão comandado pelas equipas da W52-FC Porto e Euskadi Murias mantiveram sempre a fuga perto, para evitar surpresas. A 63 quilómetros do fim, a fuga era alcançada e surgiam novos ataques, desta vez com Juan Lopez, Alvaro Cuadros e Rui Rodrigues.
O pelotão entrou já compacto nos 10 quilómetros finais, na aproximação a Faro. A preparação do sprint iniciou-se com as equipas dos homens rápidos a aparecerem na frente. No sprint final, foi o francês Yannis Yssaad o primeiro a lançar-se mas talvez o tenho feito cedo de mais. Na sua roda estava João Matias que saiu que nem uma flecha para conquistar a primeira vitória da carreira, à frente de Rafael Silva e do francês. Vitória merecida para um ciclista que há muito procurava um triunfo.
Raul Alarcon chegou integrado no pelotão, confirmando o triunfo na 1ª edição Grande Prémio de Portugal Nacional 2, sendo acompanhado no pódio por Mario Gonzalez e David de la Fuente. O triunfo na etapa deu a João Matias a camisola dos pontos. Raúl Alarcón também ganhou a montanha, Cyril Barthe foi o melhor jovem e Txomin Jurasti venceu as metas volantes. A W52-FC Porto foi a melhor equipa.