Julen Irizar consegue primeira vitória como profissional em Pedrógão Grande
Esta 2ª etapa do Grande Prémio de Portugal Nacional 2 teve um figurino diferente da jornada anterior. A fuga só se formou passado cerca de 40 kms, pois até aí o Sporting tentou controlar as operações, para Mario Gonzalez passar na frente na Meta Volante em Viseu. A escapada teve 3 elementos, todos de equipas espanholas: Mauricio Moreira da Caja Rural, Julen Laskurain da Euskadi Murias e Txomin Arrieta da Team Euskadi. David Arroyo ainda tentou ir para a frente, mas foi tarde demais, ficou na terra de ninguém e acabaria absorvido.
A fuga chegou a ter 6:35 a 70 kms da meta, a W52/FC Porto reduziu para 5:15, houve novo impasse e a diferença dilatou de novo para 6:35 a 45 kms do final, e foi aí que o Sporting/Tavira assumiu de novo as despesas. Os fugitivos viram a vantagem ser substancialmente reduzida na principal ascensão do dia, só restou Julen Laskurain na frente e do pelotão saltou Filipe Cardoso, tentando fazer a ponte.
O ciclista da Rádio Popular-Boavista não conseguiu chegar à frente, a parte final foi muito rápida, e nem o pelotão chegou ao corredor basco, também conhecido por Julen Irizar, que venceu a 2ª etapa, resistindo com uma vantagem de 12 segundos, sobre o grupo principal que foi liderado por Mario Gonzalez e Dylan Page, 2º e 3º, respectivamente. Raul Alarcon mantém a camisola amarela, com uma vantagem confortável sobre Mario Gonzalez.