Alaphilippe de luxo foge para a vitória
Primeira etapa de montanha a sério no Tour e primeira grande fuga, que se formou passado alguns quilómetros. 21 ciclistas escaparam-se: Tony Gallopin, Elie Gesbert, Amael Moinard, Ion Izagirre, Jack Bauer, Daryl Impey, Greg van Avermaet, Julian Alaphilippe, Philippe Gilbert, Peter Sagan, Lukas Postlberger, Serge Pauwels, Tom Slagter, David Gaudu, Rudy Molard, Arthur Vichot, Robert Gesink, Lilian Calmejane, Rein Taaramae, Guillaume Martin e Thomas Degand.
Numa fase inicial a Team Sky não permitiu uma grande vantagem, mas esta foi aumentando, também à medida que os homens da frente foram-se atacando, ficando Molard, Taaramae, Gaudu, Pauwels, Avermaet, Gilbert, Postlberger e Moinard. Na subida seguinte Robert Gesink impôs um excelente ritmo e fez a ponte para a frente, levando com ele Gesbert, Alaphilippe, Gallopin, Calmejane, Izagirre e Martin. O pelotão manteve um ritmo calmo e permitiu aos fugitivos uma vantagem de 8 minutos a 65 kms da meta.
A Team Sky acelerou um pouco na aproximação e reduziu a diferença para 6 minutos. A Direct Energie foi a primeira a mexer na fuga, primeiro Calmejane e depois Taaramae, enquanto Barguil atacava no pelotão. Na perseguição ao ciclista da Estónia restavam Avermaet, Gaudu, Alaphilippe, Gesink, Izagirre, Calmejane e Pauwels, que não se entendiam. Alaphilippe e Gaudu decidiram quebrar a monotonia e foram à procura de Taaramae, com o ciclista da Quick-Step a conseguir fazer isso a 30 kms da meta e a deixar Taaramae para trás pouco depois.
Alaphilippe ganhou uma larga vantagem, entrando na última subida com 1 minuto. O francês colocou um ritmo muito forte, passando no topo da subida com mais de 1 minuto e meio de vantagem para o seu mais direto perseguidor, que agora era Ion Izagirre. Greg van Avermaet passava a pouco mais de 2 minutos.
No pelotão, Rigoberto Uran e Bob Jungels foram os primeiros a ficar para trás e depois de um ataque de Dan Martin no último quilómetro, Bauke Mollema, Rafal Majka e Ilnur Zakarin também ficavam para trás.Até ao final, Julian Alaphilippe manteve toda a vantagem que tinha, celebrando efusivamente a vitória, naquela que foi o primeiro triunfo francês no Tour. A 1:34 chegou Ion Izagirre, com Rein Taaramae a completar o pódio. Greg van Avermaet fez uma etapa de luxo, terminando em 4º e mantendo a liderança. O grupo dos favoritos chegou a 3:23 liderado por Dan Martin. Jungels, Mollema, Zakarin e Majka cederam praticamente 50 segundos e Uran mais de 2:30.