top of page

Antevisão da 10ª etapa do Tour


O dia de descanso trouxe a alta montanha para o Tour! Teremos já espectáculo a abrir a segunda semana de competição?

Percurso

O dia de descanso será certamente desejado por muitos após uma semana de alta tensão, mas o dia entre etapas será tudo menos de descanso, pois há uma longa viagem de 780 quilómetros para fazer até Annecy, onde começa a 10ª jornada e os ciclistas têm 158,5 quilómetros para cumprir até Le Grand Bornand. Esta tirada marca o começo da verdadeira montanha, e logo de forma abrupta, com o Col de la Croix Fry (11.3 kms a 7%) e o Montee du plateau des Glieres (6 kms a 11.2%) na primeira metade. Após uma fase de descida e terreno plano temos uma sequência final duríssima. O Col de Romme tem 8.8 kms a 8.9%, está a 28 kms da meta e é seguido pelo Col de la Colombiere (7.5 kms a 8.5%) a 14 kms da meta. Depois disso há 10 kms de descida e os 4 kms planos até à meta. Atenção ao sprint intermédio que deve ser disputado entre os sprinters, pois está logo ao quilómetro 29.

Favoritos

Antes de duas difíceis chegadas em alto, os ciclistas terão pela frente a primeira grande etapa de montanha. Muitos são os cenários possíveis, já que os favoritos podem discutir a etapa entre si ou uma fuga pode ter o seu êxito, se as equipas se guardarem mais os outros dias mais duros.

Alejandro Valverde é o nome que se destaca quando se vê o perfil da etapa. O espanhol tem passado ao lado de todos os azares, estando a fazer um Tour perfeito até ao momento. Mais tarde na corrida pode sentir dificuldades nestas etapas mais duras, no entanto agora será difícil de bater. Sabe descer como poucos e se chegar um pequeno grupo ao final será um dos mais rápidos.

Porque não pensar no bis de Dan Martin? O irlandês esteve fantástico no Mur de Bretagne atacando logo no início e ganhando de forma categórica. Caiu mas passou de forma exemplar a etapa do pavê. Não deverá ter dificuldades em passar a montanha, mesmo com muitos ataques. Estando um pouco atrás na geral poderá ter alguma liberdade para atacar e mesmo num grupo restrito é rápido.

Outsiders

Primoz Roglic é uma incógnita. O esloveno veio testar os seus limites e até agora tem estado sempre na frente. Até agora, na temporada, foi dos melhores trepadores, quase nunca sentindo dificuldades. Se atacar poderá meter em prática a sua capacidade de contra-relogista e, como os ciclistas já referidos, é bastante rápido.

Se uma fuga tiver o seu êxito, apostamos em Guillaume Martin. O francês tem já algum atraso na classificação geral mas tem como objetivo a classificação da juventude ou sabe que tem de atacar para começar a recuperar tempo. Numa fuga será dos melhores trepadores e se tiver as pernas do Dauphine será quase impossível de bater. É, também, bastante rápido.

Jelle Vanendert foi uma das excelentes surpresas na etapa do pavê, trabalhando para Andre Greipel já nos últimos setores da prova. A forma física está lá e numa equipa onde terá liberdade para atacar, o veterano ciclista tem tudo para estar na frente. Sabe que para ganhar tem de chegar isolado.

Possíveis surpresas

A Movistar é a equipa com várias hipóteses de vitória e pode vir a ter superioridade numérica, sendo isso fundamental. Aí, tanto Nairo Quintana como Mikel Landa podem aproveitar tal facto para escaparem aos seus adversários na montanha e seguirem isolados até à meta. Adam Yates é um corredor que não tem medo de atacar em qualquer tipo de terreno, por isso não se admirem se vir o britânico na frente. Chris Froome pode também tentar fazer o que fez em 2016, quando atacou na descida e nunca mais ninguém o apanhou. Cuidado com Vincenzo Nibali e Romain Bardet, dois dos melhores descedores do pelotão mundial. Para a fuga, atenção a nomes como Daniel Navarro, David Gaudu e Damiano Caruso, tudo ciclistas sem líderes para proteger e com muita capacidade na alta montanha.

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Ilnur Zakarin e Pierre Latour.

Tips do dia

Primoz Roglic a bater Warren Barguil -> odd 1,57


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page