Henrique Casimiro ganha no Montejunto, José Fernandes fica com a geral
Dia de todas as decisões no Troféu Joaquim Agostinho, com a chegada em alto no Montejunto. Um grupo de 17 ciclistas destacou-se bem cedo, com Tiago Ferreira, David de la Fuente, Pedro Paulinho, Marcos Jurado, Sergio Rodriguez, Mikel Aristi, Nicolas Sessler, Adrian Gonzalez, Valter Pereira, Nicolas Toffali, Folkert Oostra, Nuno Almeida, Mauricio Moreira, Mikel Alonso, Guillaume Almeida, Santiago Martinez e Marçal Cereza.
A diferença face ao pelotão foi crescendo, e crescendo, chegando aos 6 minutos, numa altura em que Nicola Toffali já não estava na frente devido a queda. Nos últimos 50 kms tinham o terreno mais acidentado e foi aí que o pelotão começou a reduzir a diferença substancialmente, ainda assim, era de 2:30 a 16 kms da meta, numa altura em que o Sporting/Tavira assumia as despesas da corrida, que foram, durante grande parte do dia, da Aviludo-Louletano.
Só que esta ascensão pelo lado de Avenal é terrível, ficaram na frente David de la Fuente, Sergio Rodriguez e Folkert Oostra, depois somente de la Fuente, só que as duras rampas e a maior frescura fizeram com que o espanhol só tivesse 15 segundos de vantagem a 5 kms da meta, e esses 15 segundos eram só sobre Henrique Casimiro, Joni Brandão, José Fernandes e António Carvalho. Aproveitando uma pequena guerra que havia entre os outros 3 pela classificação geral, Henrique Casimiro atacou forte e sem resposta, numa altura em que de la Fuente era apanhado e ficava para trás.
Casimiro nunca ganhou uma grande vantagem, 10-15 segundos no máximo, enquanto Joni Brandão forçava o ritmo e atacava para tentar deixar para trás José Fernandes. O ciclista do Sporting/Tavira só conseguiu deixar o jovem da W52/FC Porto para trás no quilómetro final, aproximando-se de Henrique Casimiro, mas isso não foi suficiente para roubar uma excelente vitória ao ciclista da Efapel. Joni Brandão ficou em 2º a 6 segundos e José Fernandes em 3º a 9 segundos, o que foi suficiente para José Fernandes arrecadar a classificação geral, com 4 segundos sobre Henrique Casimiro e 5 sobre Joni Brandão, num final que foi de roer as unhas.
Por equipas ganhou a W52/FC Porto, por pontos foi Henrique Casimiro a vencer, a camisola da montanha ficou para David de la Fuente, a das metas volantes para Gotzon Udondo e a juventude também foi para José Fernandes.
Foto: João Fonseca