top of page

Daniel Martin conquista Mur de Bretagne e vence primeiro duelo entre favoritos


O Tour continuou a sua viagem pela Bretanha, com partida em Brest, mesmo junto ao mar. A fuga formou-se logo à primeira tentativa, com Damien Guadin, Fabien Grellier, Dion Smith, Anthony Turgis e Laurent Pichon. No pelotão, apenas a BMC trabalhava, fazendo com que a fuga chegasse a ter quase 7 minutos de vantagem.

A 100 quilómetros do fim, a corrida começou a animar, com a Quick-Step a aumentar muito o ritmo, aproveitando um descampado, provocando bordures. Ciclistas como Nairo Quintana, Mikel Landa, Jakob Fuglsang e Dan Martin chegaram a andar atrasados mas conseguiram recolar. Uma tarefa mais árdua teve a LottoNL-Jumbo, que demorou muitos mais quilómetros a trazer Primoz Roglic para a frente.

Após o sprint intermédio, a 50 quilómetros do fim, Damien Gaudin atacou, distanciando-se da restante fuga. 20 quilómetros volvidos e o francês era apanhado, sendo depois deixado para trás, com um ataque do companheiro Fabien Grellier. Turgis também sentia dificuldades e ficava com o já vencedor de etapa na Volta a Portugal.

Na primeira passagem pelo Mur de Bretagne, a fuga foi alcançada pelo pelotão, com Fabien Grellier a ser o último resistente. Aproveitando isto, Toms Skuijns passou na frente a contagem de montanha cimentando a sua liderança. Na descida, Jack Bauer ganhou alguma vantagem, passando na frente o sprint bonificado. Geraint Thomas somou 2 segundos. A Bora-Hansgrohe passou ao comando das operações.

A 4 quilómetros da chegada, Bauer era alcançado e Tom Dumoulin furava, perdendo bastante tempo. Romain Bardet também furou, mas ficou mais perto de reentrar devido a um bom trabalho de equipa. A aproximação à subida final foi feita a todo o gás, com a Team Sky na frente. Na entrada do Mur de Bretagne foi a Bora-Hansgrohe a tentar controlar as operações, enviando Daniel Oss para a frente, o italiano durou algumas centenas de metros e passou Richie Porte para diante.

A 1200 metros do final arrancou Daniel Martin, de forma poderosa e decisiva, não tendo resposta de ninguém. Richie Porte continuou a impor o ritmo e a perseguir o irlandês, enquanto Pierre Latour saltava do grupo dos favoritos a 600 metros do final para tentar alcançar Martin. O jovem francês bem tentou, mas não foi capaz de negar o triunfo a Daniel Martin. Latour manteve o 2º posto e Alejandro Valverde sprintou no grupo dos favoritos para a 3ª posição, com o líder Greg van Avermaet por lá, mantendo assim a camisola amarela.

Entre os principais ciclistas para a classificação geral, é de registar a perda de tempo face ao grupo principal de Chris Froome (5 segundos), Rigoberto Uran (8 segundos), Bob Jungels, Ilnur Zakarin e Steven Kruijswijk (9 segundos), Romain Bardet (28 segundos) e Tom Dumoulin (50 segundos). Greg van Avermaet lidera agora com 3 segundos sobre Geraint Thomas e 5 sobre Tejay van Garderen


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page