BMC confirma pergaminhos e Greg van Avermaet volta a vestir de amarelo
Dia importante para o desfecho da classificação geral na Volta a França, com potencial para diferenças grandes entre candidatos no contrarrelógio coletivo. Com algumas das melhores equipas a partirem muito cedo, a fasquia ficou logo elevada. A Mitchelton-Scott fez um grande esforço, registou 38:55 e a Team Sky só bateu a formação australiana por 5 segundos. A Movistar demonstrou as dificuldades que se adivinhavam nesta especialidade e ficou a 49 segundos da Team Sky, 53 segundos da BMC, que chegou logo de seguida para tomar de assalto o 1º lugar.
A EF Education First foi uma das grandes surpresas do dia, ficando a 35 segundos da liderança, enquanto que a Ag2r La Mondiale, Team UAE Emirates e Fortuneo-Samsic não conseguiram reduzir os danos, cedendo 1:15, 1:38 e 1:46, respetivamente. Direct Energie e Lotto-Soudal também perderam mais de 1:30, com a Lotto-Jumbo a terminar a 1:15, fruto de um problema na fase inicial da prova.
A Cofidis viveu minutos de pesadelo, cedendo 3:23. O pódio foi ameaçado pela Team Sunweb, que fez um contrarrelógio de trás para a frente e acabou a 11 segundos da frente, a 2 segundos do pódio. A Katusha-Alpecin defendeu bem Ilnur Zakarin e cedeu menos de 1 minuto, ao contrário da Bahrain-Merida, com Nibali a perder 1:05 para Porte, tal como Mollema e a Trek-Segafredo, que ficaram a 1:16.
Foi um dia bom para a Astana, que limitou os danos a 51 segundos e fez melhor que Movistar e a Bahrain-Merida. A última real ameaça para a BMC foi a Quick-Step, que perdeu elementos muito cedo e teve de se contentar com o 3º lugar, a 7 segundos do tempo vencedor. Para a Bora-Hansgrohe restou minimizar perdas depois de saberem que iam perder a camisola amarela, o 7º posto a 50 segundos foi o melhor que conseguiram. Com este resultado, Greg van Avermaet volta a envergar a camisola amarela no Tour, com Tejay van Garderen em 2º e Geraint Thomas no 3º lugar. Tendo como referência Geraint Thomas, o britânico já tem, por exemplo, 1:35 sobre Daniel Martin e 2:05 sobre Nairo Quintana.