Antevisão da prova de contra-relógio de Elites dos Campeonatos Nacionais
Belmonte recebe, entre amanhã e domingo, os Campeonatos Nacionais, sendo que amanhã será dia para todas as provas de contra-relógio.
Percurso
Os elites masculinos terão amanhã pela frente, por volta das 12h15, 33700 metros, num percurso propício para especialistas. O traçado é essencialmente plano, com 2 colinas, a última delas coincide com a meta, tendo 1500 metros a 5%. Atenção a algumas zonas mais técnicas, à entrada e saída de Belmonte. As atletas femininas e os sub-23 masculinos enfrentarão 24100 metros, num percurso parecido.
Favoritos
Este é um percurso que, tal como já dissemos, favorece os especialistas, mas também ciclistas explosivos, capazes de imprimir ritmos fortes nas colinas. O grande especialista nacional, Nelson Oliveira, não vai estar presente.
Domingos Gonçalves é o campeão em título e, mais uma vez, um dos grandes favoritos. O ciclista da Rádio Popular-Boavista tem feito uma temporada muito regular, estando sempre na luta, e é um ciclista muito explosivo.
O seu maior adversário deverá ser o seu irmão gémeo José Gonçalves. O português vem já de uma temporada longa, com o Giro e a Volta a Suíça como últimas provas, mas antes do merecido descanso tem aqui o último objetivo. Tal como o seu irmão, é muito explosivo e isso será fundamental para amanhã.
Outsiders
Desde que saiu para a Caja Rural, Rafael Reis não tem andado muito bem no contra-relógio, mas nos Nacionais tem estado sempre entre os melhores. 2º, 3º e 4º nas últimas 3 participações o palmelense tem aqui, talvez, o seu grande objetivo da temporada. Consegue imprimir ritmos fortes.
Porque não pensar que o atual campeão sub-23 José Neves pode surpreender? O jovem corredor foi 2º num contra-relógio duro da Volta ao Alentejo, mostrando toda a sua qualidade que tem para subir e andar sozinho. É a grande esperança da W52-FC Porto.
3º no ano passado Sergio Paulinho pode sonhar com a camisola de campeão nacional. A vitória no recente GP Abimota, curiosamente em Belmonte, vai dar motivação extra para o experiente ciclista da Efapel andar entre os melhores e conseguir um grande resultado.
Possíveis surpresas
Não acreditamos que a vitória escape aos nomes já referidos mas a luta pelo pódio, por algum percalço pode ficar em aberto. Tiago Machado, António Barbio e Gaspar Gonçalves são três sérios candidatos, já que andam bem e com um possível deslize dos adversários podem sonhar com algo mais. Para além dos nomes já referidos, participam na prova Edgar Pinto, João Benta, João Rodrigues, Pedro Paulinho, César Martingil, Daniel Silva e André Santos.