top of page

Valverde adiciona mais uma prova ao seu palmarés


Tal como já referimos, na semana passada decorreu a Route d’Occitanie, antiga Route du Sud. Com um total de 4 etapas, 2 mais direcionadas para os sprinters, uma etapa de alta montanha e outra também de montanha e muito difícil de controlar. 18 equipas à partida, 2 delas World Tour e 2 portugueses, sendo eles Ricardo Vilela e Joaquim Silva.

As primeiras duas etapas foram dedicadas à luta interna que se vive dentro da Cofidis. Nacer Bouhanni e Christophe Laporte correram um contra o outro não se ajudando, com o primeiro a desrespeitar as ordens da equipa no primeiro dia, onde devia ter lançado Laporte. Ora, no final dessa etapa Nacer Bouhanni ganhou, num final onde foi preciso recorrer ao photo-finish, batendo nada mais, nada menos Christophe Laporte. Bryan Coquard foi 3º. No dia seguinte, mais do mesmo. Laporte de um lado e Bouhanni do outro só que desta vez a vitória sorriu ao pequeno francês Clement Venturini, que bateu Nacer Bouhanni e Carlos Barbero.

Chegava a alta montanha com uma duríssima etapa, com 5 contagens de montanha, 3 delas de primeira categoria. A Movistar controlou a corrida e na subida final destacaram-se Alejandro Valverde, Daniel Navarro e Kenny Elissonde. Estes dois ainda tentaram deixar “El Bala” para trás, no entanto, no meio do nevoeiro, o espanhol conseguiu mais uma vitória à frente dos ciclistas já referidos. Ricardo Vilela foi 10º.

O dia final tinha uma subida de primeira categoria a mais de 70 quilómetros da chegada, que acabou por dinamitar toda a corrida. Poucos eram os ciclistas na frente e aproveitando esta situação, Alejandro Valverde e Luis Leon Sanchez atacaram. Os murcianos chegaram a ter 2 minutos de vantagem, parecendo irem para a vitória, mas o trabalho no pelotão anulou a fuga mesmo em cima do risco de meta já que apenas Anthony Roux ultrapassou Valverde, para conseguir a primeira vitória em mais de 3 anos. O pódio da etapa foi fechado com Evaldas Siskevicius. Na classificação geral, Valverde ganhou com 14 segundos de vantagem para Daniel Navarro e 20 para Kenny Elissonde. De destacar a presença do jovem francês Valentin Madouas, 8º, e de Ricardo Vilela, que no último dia bonificou 1 segundo, para subir ao 9º lugar.

Alejandro Valverde esteve doente mas nem se notou vendo o à-vontade com que correu. Conseguiu mais uma prova para o seu palmarés, tendo sido um excelente teste para o Tour. Daniel Navarro continua a mostrar boa forma em direção ao Tour e Kenny Elissonde aproveitou bem uma das poucas oportunidades para liderar a Team Sky. Olhando para os homens rápidos, a luta na Cofidis continua acesa e, se há uns tempos, era quase impossível ter Nacer Bouhanni no Tour, as 5 vitórias alcançadas no último mês relançam o debate, numa equipa onde Christophe Laporte se assume como uma séria alternativa ao irreverente sprinter.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page