Diego Ulissi regressa aos triunfos, Richie Porte novo líder
Primeira etapa de montanha mais a sério na Volta s Suiça e a luta para entrar na fuga foi feroz, um grupo de 15 elementos ganhou vantagem, foi apanhado, o mesmo aconteceu a outro grupo de 14 unidades, a descida foi feita a grande velocidade, e a 80 kms do final formou-se finalmente uma escapada, com Jasper Stuyven, Daniel Oss, Larry Warbasse, Willie Smit, Silvan Dillier e Paul Ourselin. A vantagem chegou aos 3 minutos, mas não mais que isso, pois os interesses eram muitos.
Na subida de Montana Village, Warbasse distanciou os restantes companheiros de fuga, enquanto no pelotão formou-se um grupo de perseguidores compostos por Omar Fraile, Romain Sicard, Lilian Calmejane e Victor de la Parte, a 2 minutos do líder, e com 25 segundos de vantagem para o pelotão. O grupo perseguidor cresceu na descida, pois alcançou Dillier, Oss e Stuyven e foi ganhando terreno a Warbasse.
A 19 kms da meta Calmejane tentou fazer a ponte para o campeão norte-americano de estrada e conseguiu fazer isso a 13 kms do final. O francês passou directo, numa altura que tinha 30 segundos para o pelotão liderado pela BMC e perdeu pouca vantagem durante os 6 kms seguintes.
Lilian Calmejane permaneceu na frente até aos 7 quilómetros finais, devido ao trabalho da BMC. Hugh Carthy e Mathias Frank atacaram, com Mikel Landa a seguir os dois ciclistas. O basco conseguiu deixar todos os seus adversários para trás e chegou a estar com 15 segundos de vantagem, no entanto BMC e Astana trabalharam para alcançar o basco a apenas 200 metros do fim, numa altura em que a subida era mais suave.
Diego Ulissi estava bem na frente do grupo e quando arrancou não deu hipóteses a ninguém, conseguindo uma vitória fácil à frente de Enric Mas e Tom Jelte Slagter. Richie Porte chegou no reduzido grupo da frente, sendo o novo líder da Volta a Suíça.