Yates tira o pão da boca a Daniel Navarro em final dramático, Thomas confirma geral
Derradeira etapa do Criterium du Dauphine com mais uma etapa curta mas muito dura, capaz de fazer muitas diferenças na classificação geral. Mais um dia muito atacado, com Warren Barguil e Jesus Herrada a serem dos primeiros a tentar sair do pelotão, seguindo-se um numeroso grupo com mais de 20 elementos mas sempre sem sucesso.
Só com 30 quilómetros disputados, no meio da primeira grande subida do dia, é que Dani Navarro, David Gaudu, Edward Ravasi, Antwan Tolhoek, Pierre Rolland e Julian Alaphilippe escaparam ao pelotão formando a verdadeira fuga do dia. Brice Feillu e Dario Cataldo ainda tentaram fazer a ponte mas sem sucesso para o pelotão comandado pela Team Sky.
No Col des Saisies, o grupo dos favoritos estava já reduzido a apenas 40 unidades, seguindo a 3:15 da frente de corrida. A Ag2r La Mondiale forçou o ritmo no final da ascensão, diminuiu a vantagem da fuga para menos de 2 minutos e na descida viu Geraint Thomas ficar para trás devido a um problema mecânico. A Team Sky conseguiu colar o líder da prova ao grupo principal a cerca de 27 kms da meta e logo a seguir Bob Jungels caiu com algo aparato.
A fuga de 6 elementos ficou com 1:30 e assim manteve praticamente até à entrada da penúltima subida. Romain Bardet desferiu um forte ataque, mas juntaram-se a ele Tao Hart, Geraint Thomas, Pierre Latour e Adam Yates, com David Gaudu a destacar-se na escapada. Ravasi descaiu da fuga para ajudar Martin e o irlandês e alguns dos restantes elementos do top 10 conseguiram colar.
Na frente Gaudu sofreu uma quebra enorme e foi apanhado e ultrapassado por Dani Navarro já dentro dos 5 kms finais. Foi Dan Martin que quebrou o status quo a 3.5 kms da meta e a partir daí foi uma batalha entre os favoritos com ataques e contra-ataques a fazerem poucas diferenças. Martin viria a ceder, deixando Buchmann, Bardet, Thomas e Yates mais na frente, enquanto Navarro conservava uma liderança de 20 a 30 segundos.
O espanhol parecia que ia ganhar, entrou nos 1000 metros finais com 18 segundos de avanço, mas Romain Bardet acelerou, quebrou Thomas e levou Adam Yates na roda. O ciclista da Mitchelton-Scott aumentou ainda mais o ritmo, acreditou até ao fim e ultrapassou Daniel Navarro quando faltavam apenas 50 metros para o final, deixando o espanhol completamente desolado. Navarro ainda conseguiu terminar em 2º, Bardet foi 3º e Geraint Thomas esteve sempre no controlo da situação, limitou as perdas, foi 4º na etapa e ganhou o Criterium du Dauphine com 1 minuto de vantagem sobre Adam Yates.