top of page

Pello Bilbao consegue maior vitória da carreira após longa fuga


Numa espécie de ensaio para o Tour, os ciclistas tinham hoje pela frente 110 quilómetros bem explosivos e duros, onde tudo indicava que a geral podia-se alterar. Logo na primeira subida do dia destacou-se um grupo grande, de 27 unidades, onde Valerio Conti era o melhor colocado na geral. A Team Sky deixou o grupo ter 3 minutos de avanço, até que no Col du Pré a Ag2r La Mondiale decidiu pegar na corrida a sério.

O grupo do camisola amarela ficou reduzido a 20 ciclistas, já sem nomes como Nibali, Moscon, Jungles, Kwiatkowski ou Rolland, deixando Geraint Thomas somente com Tao Hart para o ajudar. A fuga ficou reduzida a 10 unidades, com Hector Carretero, Dario Cataldo, Pello Bilbao, Valerio Conti, Tsgabu Grmay, Robert Power, Warren Barguil, Serge Pauwels, Ian Boswell e Rudy Molard. Estes 10 elementos culminaram o Col du Pré com 1 minuto de avanço sobre o mini-pelotão.

Foi na subida seguinte, o Cormet de Roseland, que a Ag2r La Mondiale jogou a primeira carta, com o ataque de Pierre Latour. O jovem francês conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente e acabou a penúltima ascensão com mais de 1 minuto, onde Thomas só tinha Hart e Castroviejo com ele. Na descida houve mais movimentações, Romain Bardet arriscou, tentou juntar-se a Latour, mas não foi bem sucedido.

Com Castroviejo a impor o ritmo, os fugitivos só entraram em La Rosiére com 30 segundos, mas isso não impediu Marc Soler de se lançar ao ataque. A 10 kms da meta o grupo da frente desfez-se, com Ian Boswell a destacar-se e Emanuel Buchmann saiu do pelotão. Enquanto isto, Alaphilippe e Benoot perdiam contacto no grupo principal. Bilbao apanhou e ultrapassou Boswell, e Daniel Martin fez a ponte para Buchmann.

A 7 kms do final Yates atacou e levou com ele Thomas e Bardet, fazendo a ligação para Martin e Buchmann. Daniel Martin continuou a forçar o ritmo, quebrando Buchmann, mas não foi suficiente para alcançar Pello Bilbao, que entrou nos 2 kms finais com 15 segundos. A colaboração no grupo perseguidor não foi a melhor e Bilbao até dilatou a diferença, podendo assim festejar uma enorme vitória após ter estado o dia todo em fuga. Geraint Thomas atacou nos metros finais e conseguiu ser 2º na etapa, com Daniel Martin em 3º. Geraint Thomas conservou a liderança e até dilatou a sua vantagem sobre os demais, num top 10 que teve muitas mudanças.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page