BMC voa em Frauenfeld e Stefan Kung lidera em casa
Se no Criterium du Dapuhine tivemos um contra-relógio coletivo antes da montanha, a Volta a Suíça começou com um, onde se previam as primeiras diferenças na geral. A primeira equipa a partir foi a Nippo-Vini Fantini terminando com 22:19. Com um intervalo de 5 minutos, as equipas foram partindo com a UAE Team Emirates a marcar o primeiro tempo de referência, terminando com 21:08, permanecendo algum tempo no primeiro lugar.
Foi preciso esperar pela Quick-Step que conseguiu retirar 23 segundos ao tempo da equipa árabe para passar para a liderança. Movistar a 6 segundos foi a equipa que mais se aproximou até chegar a Bora-Hansgrohe que ficou a meio segundo do melhor registo.
As equipas continuaram a chegar mas foi preciso esperar pela campeã do mundo Team Sunweb para ver um novo melhor tempo. A equipa alemã retirou 8 segundos ao tempo da Quick-Step para passar para a liderança do TTT.
Mitchelton-Scott ficou a 10 segundos do melhor e de seguida chegou a BMC com um registo fabuloso, retirando 20 segundos ao tempo da Team Sunweb, assegurando a vitória na etapa, apesar de ainda falta chegar a Katusha-Alpecin de José Gonçalves que viria a terminar em 9º. O primeiro a cruzar a linha de meta foi Stefan Kung, sendo o primeiro líder da prova.