Froome toma de assalto o Giro com exibição demolidora em jornada épica
A etapa rainha desta edição do Giro contou com mais um início louco, após a 1ª subida destacaram-se 22 ciclistas, onde estava José Gonçalves, mas o grupo foi apanhado e nova fuga se formou, com Matteo Montaguti, Danny van Poppel, Koen Bouwman, Krists Neilands, Luis Leon Sanchez, John Atapuma, Rodolfo Torres, Valerion Conti e Nathan Brown. Entraram com 1 minuto no Colle delle Finistre, onde Luis Leon Sanchez se destacou dos restantes.
Já perto de meio da ascensão, e graças ao ritmo muito elevado da Team Sky, Simon Yates ficou para trás, e em autêntica queda livre. A 80 kms do final, e depois de um aceleramento de Kenny Elissonde, Froome atacou e deixou todos para trás, já na parte de sterrato. O ciclista da Team Sky terminou o Cima Coppi com 1 minuto sobre Pinot, Dumoulin, Lopez e Carapaz, 2:30 sobre o grupo de Pozzovivo e mais de 12 minutos para um Simon Yates completamente em quebra.
Froome aumentou imenso a vantagem na descida, passando a faltar 55 kms para o fim já com 2 minutos. Passou-se Sestriere, toda a descida desta subida e ainda a fase de plano até à subida final e a situação de corrida manteve-se inalterada. O britânico entrou com 3:20 de vantagem na subida final para o grupo de Dumoulin, que já tinha Sebastian Reichenbach para ajudar na perseguição, e mais de 8 minutos para o grupo de Pozzovivo.
Na subida, Reichenbach acelerou, Tom Dumoulin passou por algumas dificuldades mas voltou a colar. Thibaut Pinot insistiu, a 5500 metros do fim, deixando todos para trás. Dumoulin meteu o seu ritmo e conseguiu caçar o francês, só que a partir daí começar a chover os ataques de Lopez e Carapaz, mas sempre com o holandês a chegar a estes.
Chris Froome manteve o seu ritmo até ao final, conseguindo uma das mais fantásticas vitórias da sua carreira. O ciclista da Team Sky terminou com 3:00 de vantagem para Richard Carapaz que tinha atacado no grupo perseguidor. Thibaut Pinot foi 3º a 3:07, Miguel Angel Lopez 4º a 3:12 e Tom Dumoulin 5º a 3:22. Muito para trás, a mais de 8 minutos, Davide Formolo foi 7º, liderando um grupo.
Na geral, Chris Froome é o novo líder. Antes da última etapa de montanha, o britânico tem 40 segundos de vantagem para Tom Dumoulin e 4:17 para Thibaut Pinot. José Gonçalves foi 19º a 14:55, fazendo com que esteja no 16º lugar na geral.