Antevisão da 18ª etapa do Giro
A luta pela camisola rosa tem um novo capítulo no dia de amanhã, com a primeira de 3 chegadas em alto consecutivas.
Percurso
Hora de todas as decisões e da alta montanha no Giro, não há volta a dar. Entre Abbiategrasso e Pratonevoso são 196 quilómetros, em que os 13900 metros a 6.9% de Prato Nevoso são claramente o grande destaque. É uma subida com uma aproximação com cerca de 13 kms com ligeira inclinação, mas a ascensão em si é muito regular, anda quase sempre entre os 5% e os 8%, tirando os primeiros e os últimos 2 kms, bem mais suaves.
Favoritos
Esta etapa vai depender muito de como algumas equipas olharem para ela. Se Astana, Team Sky e Mitchelton-Scott quiserem ganhar a etapa, então a fuga não chegará. Caso contrário, é muito provável ver uma fuga chegar ao seu destino. Na nossa opinião, achamos mais plausível o primeiro cenário.
Simon Yates está a voar e esta é mais uma etapa perfeita para si. O britânico parece um patamar acima de todos e, como esta subida não é assim tão dura como algumas já ultrapassadas, tem, ainda, mais hipóteses de ganhar. É bastante explosivo e esta subida assenta-lhe na perfeição.
Tom Dumoulin adora etapas destas, isto é, etapas “Unipuerto”, basta ver os resultados dele no ano passado. Esta é uma subida regular e não muito dura, ou seja, é suficiente para o holandês imprimir o seu ritmo subida acima. Sabe que tem que ganhar tempo e mesmo num grupo reduzido não é lento.
Outsiders
Thibaut Pinot é um dos ciclistas da classificação geral com melhor ponta final e tanto pode ganhar dessa forma ou mesmo saindo do grupo. Já pareceu estar em melhor condição física, no entanto esta subida não é muito dura e o francês costuma andar bem nas últimas semanas das Grandes Voltas.
Para a fuga, achamos, Diego Ulissi um dos melhores candidatos, isto depois de termos falado dele ontem. A UAE Team Emirates ainda procura a vitória em etapa e o italiano está a melhorar, sendo esta subida é perfeita para as suas características, já que é regular e não muito dura. É rápido em grupos restritos.
Robert Gesink fez, hoje, uma etapa muito boa, dando tudo em prol de Danny van Poppel. Sabe-se que o seu objetivo é ganhar uma etapa e tem estado a guardar forças desde a etapa do Mount Etna. Se estiver na fuga será, com toda a certeza, um dos melhores trepadores, podendo deixar todos para trás.
Possíveis surpresas
Com uma subida não tão dura quanto gostavam, Miguel Angel Lopez, Domenico Pozzovivo e Chris Froome vão ter dificuldades em fazer diferenças, no entanto se estiverem num dia perfeito podem consegui-lo. Michael Woods também anda à caça de uma etapa e esta está marcada por si. Pode ganhar vindo da fuga ou do pelotão. Atenção a Patrick Konrad e Pello Bilbao, ciclistas muito rápidos. Para a fuga, sobressai Giulio Ciccone, ele que hoje esteve ao ataque no dia de hoje e, por isso, pode guardar-se para o fim-de-semana. A Androni deve voltar a colocar alguém em fuga e apostamos em Fausto Masnada, ele que luta pela classificação da montanha. Jan Hirt, Giovani Visconti, Gianluca Brambilla e Mikael Cherel são outras opções para a fuga.
Super-jokers
Os nossos super-jokers são Wout Poels e Alexandre Geniez.
Tips do dia
Simon Yates a bater Thibaut Pinot -> odd 1,445