Yates consolida camisola rosa com 3ª vitória em etapa e exibição de antologia
A jornada depois do Monte Zoncolan foi de novo espectacular, tudo começou com uma luta pela fuga que durou cerca de 70 kms. Praticamente nessa altura cerca de 20 ciclistas formaram uma escapada sólida, ganharam cerca de 3 minutos, até que a EF Education First decidiu perseguir. Os ciclistas na frente foram fazendo a sua própria selecção, Ciccone isolou-se na companhia de Nico Denz, Mikael Cherel e Dayer Quintana, enquanto Woods atacava no pelotão e ganhava uma boa vantagem. Woods ficou a meio caminho e completou o Passo Tre Croci a 50 segundos do quarteto da frente e com 1 minuto de vantagem sobre o pelotão.
Nessa descida Ciccone perdeu o contacto com os 3 restantes, juntando-se a eles de novo mesmo antes de nova subida, na companhia de Giovanni Visconti. O quinteto tinha 1:45 à entrada dos 35 kms finais e desfez-se completamente na antepenúltima ascensão, só Ciccone e Denz sobreviveram face ao ritmo elevado da Team Sunweb. Denz voltou a destacar-se na descida face a Ciccone, com Miguel Angel Lopez e entrar à morte na penúltima subida e Froome a ficar distanciado graças a isso.
Ao ver esta situação, Simon Yates atacou a 17 kms da meta, houve uma primeira junção, mas Yates fez uma segunda vaga que ninguém respondeu de forma directa, com isto tudo Nico Denz foi apanhado. Yates foi abrindo uma boa vantagem sobre Pinot, Lopez, Pozzovivo, Dumoulin e Carapaz, cinfrando-se em 30 segundos a 10 kms da meta. O líder da prova foi aumentando a diferença e a 4 kms da meta atacou Carapaz no grupo perseguidor, com Dumoulin a perder o contacto.
Apesar das acelerações no 2º grupo, Yates seguiu forte para a linha de meta e ninguém o conseguiu alcançar, somando assim a 3ª vitória em etapas nesta 101ª edição do Giro. O sprint pelo 2º lugar foi ganho por Miguel Angel Lopez, que ficou à frente de Tom Dumoulin, num grupo que chegou a 42 segundos. Chris Froome perdeu mais de 1:30 para Yates e Fabio Aru levou mais de 10 minutos. Simon Yates tem agora mais de 2 minutos sobre o seu rival mais próximo, Tom Dumoulin, na classificação geral.