Tejay van Garderen fenomenal leva etapa e liderança na Califórnia
Mais um dia decisivo na Volta a Califórnia com a disputa do contra-relógio individual. O primeiro tempo de referência surgiu do campeão do mundo sub-23, Mikkel Bjerg, com o dinamarquês a fazer 41:40. Filippo Ganna ainda bateu o jovem da Hagens Berman Axeon, por 4 segundos, mas depois chegava Lawson Craddock, retirando 3 segundos ao tempo de Ganna.
Já tinham chegado muitos dos candidatos, como Maciej Bodnar, Taylor Phinney e Michael Hepburn mas nenhum se conseguiu aproximar dos melhores registos. Foi preciso esperar por Patrick Bevin. O neozelandês bateu, por larga margem, o anterior melhor tempo, retirando 39 segundos a Craddock.
Faltavam chegar os ciclistas na classificação geral. O top 10 começou a chegar com Ruben Guerreiro, com o português a perder mais de 3 minutos, acabando o dia com 3:24 de perda. Ciclistas como Mathias Frank, Antwan Tolhoek e Kristijan Durasek cederam todos entre 2:30 e 4 minutos, estando já fora da luta pela geral.
Chegava Tejay van Garderen, com o norte-americano a bater o tempo do seu companheiro de equipa por 7 segundos. Também Tao Geoghegan Hart tinha andado perto, ficando a 25 segundos de Bevin. Rafal Majka perdeu 2:04, Adam Yates 1:36 e Egan Bernal 1:23.
Desta forma, Tejay van Garderen éo novo líder, com 23 segundos de vantagem para Egan Bernal e 37 segundos para Daniel Felipe Martinez. Ruben Guerreiro teve uma queda na classificação geral, estando agora em 14º a 3:35, a 1:01 do top 10.