Matej Mohoric ganha etapa louca em que Chaves ficou KO
Muitas vezes este tipo de etapas após o dia de descanso são perigosas, porque nunca se sabe muito bem como o corpo dos ciclistas vai reagir e hoje não foi excepção. Num início bastante complicado destacaram-se 17 ciclistas e o pelotão parecia disposto a deixar a fuga ir embora. Só que, mal houve notícias que Esteban Chaves estava a passar dificuldades, a Team Sky decidiu aumentar o ritmo e tentar distanciar ainda mais o colombiano, que ficou num grupo com Meintjes, Viviani, entre muitos outros.
Com isto, a fuga foi também forçada a aumentar o ritmo, ficando apenas na frente 12 corredores, sendo eles Giulio Ciccone, Luis Leon Sanchez, Tony Martin, Davide Ballerini, Ben King, Valerio Conti, Matteo Montaguri, Matej Mohoric, Ben Hermans, Krists Neilands, Jarlinson Pantano e Koen Bouwman. Remi Cavagna e Pello Bilbao tentaram fazer a ponte para a frente, sem sucesso e Sunweb, Team Sky e Team UAE Emirates mantinham a fuga a 1 minuto, enquanto tentavam fazer com que Chaves não colasse.
Mais equipas se juntaram na frente do pelotão, o que fez com que todos os elementos da fuga fossem alcançados. Com o pelotão dividido em 2, tentava-se distanciar Esteban Chaves e Elia Viviani, algo que foi bem conseguido. A vantagem andou muito tempo pelos 2 minutos, cresceu para 3, e o 2º pelotão abdicou da perseguição a 100 kms do final. No sprint intermédio Simon Yates aproveitou para estender a liderança e pouco depois Marco Frapporti lançou-se numa aventura a solo, entrando nos 50 kms finais com 2:30 sobre o 1º pelotão e 10 minutos sobre o grupo de Chaves.
A 40 kms da meta saíram do pelotão Matej Mohoric e Davide Villella, chegando a Marco Frapporti pouco depois, deixando mesmo Frapporti para trás. No pelotão mais ciclistas tentaram sair, Giulio Ciccone, Sergio Henao, Alessandro de Marchi e Nico Denz. Destes corredores o mais rápido na descida foi Denz, que se destacou e apanhou Villella e Mohoric na descida, enquanto Tom Dumoulin tinha problemas e teve de trocar de bicicleta.
O trio acabou a descida com 1:20 sobre o pelotão, Villella perdeu o contacto e Mohoric na companhia de Denz entraram nos 5 kms finais com 1 minuto e tiveram tempo para disputar a vitória na etapa entre eles. Foi Matej Mohoric a passar todo o quilómetro final na frente, a lançar primeiro o sprint e a ganhar, após aguentar a carga de Nico Denz. Foi Sam Bennett o primeiro do pelotão, com José Gonçalves a finalizar a jornada em 10º. Simon Yates manteve a liderança e a camisola rosa, num dia em que Esteban Chaves ficou completamente fora da luta pela classificação geral. Matej Mohoric foi um merecido vencedor, integrou a fuga do dia, foi apanhado, atacou de novo, distanciou-se a subir e a descer e ainda foi o mais rápido no sprint final.