Jaime Roson triunfa na regressada Vuelta a Aragon, Frederico Figueiredo no top 10
Após 13 anos de ausência, a Vuelta a Aragon regressou ao calendário internacional, com 3 dias de competição, com a presença das equipas portuguesas da Liberty Seguros/Carglass e do Sporting/Tavira.
A primeira etapa tinha um perfil plano, tirando os 2 quilómetros finais, que eram sempre a subir, não com muita inclinação, mas suficiente para fazer cortes. No final, alguns sprinters ainda conseguiram estar na luta, com Jon Aberasturi a conseguir a primeira vitória do ano para si e para a Euskadi – Murias. O espanhol chegou com um corte de 1 segundo para Carlos Barbero e Garikoitz Bravo.
O segundo dia tinha um perfil também plano mas sabia-se, de antemão, que o vento poderia aparecer. E foi isso que aconteceu. A cerca de 20 quilómetros do fim, a Movistar partiu o pelotão, ficando apenas 20 ciclistas na frente. Este grupo chegou com 21 segundos para o pelotão e na frente a etapa foi discutida ao sprint com o italiano Matte Malucelli a derrotar Sondre Holst Enger e Jon Aberasturi, que reforçava a liderança. Alejandro Marque subia a 10º da geral, já que tinha chegada na frente.
A etapa rainha aconteceu no dia de hoje, com a chegada em alto a Cerler. A longa subida foi fraccionando por completo o pelotão e, quando estavam apenas 5 ciclistas na frente, Mikel Bizkarra atacou. Faltavam 2000 metros e nunca mais o basco foi alcançado, conquistando mais uma para a Euskadi – Murias, que fez a dobradinha, com Garikoitz Bravo a ser 2º, a 15 segundos, com Jaime Roson a ser 3º. Frederico Figueiredo, que aguentou na frente a maioria da subida, finalizou no 9º lugar a 32 segundos.
Na classificação geral, e devido aos cortes na 1ª e 2ª etapas, Jaime Roson sagrou-se o vencedor, com Javier Moreno a ficar a 4 segundos e Mikel Bizkarra a 6. Frederico Figueiredo foi 7º a 39 segundos. Alejandro Marque e Mario Gonzalez foram 16º e 20º respetivamente, completando uma prova positiva para o Sporting/Tavira. O melhor Liberty Seguros/Carglass foi Gaspar Gonçalves no 56º posto. Jon Aberasturi levou os pontos, Mikel Bizkarra a montanha, Hernan Aguirre a juventude e por equipas ganhou a Euskadi – Murias.