Mitchelton-Scott domina no Etna, Chaves leva a etapa e Yates a rosa
Primeira etapa de alta montanha, esperava-se grande espectáculo e o pelotão desde Giro não desiludiu. Após várias dezenas de quilómetros de tentativas de fuga, finalmente, após cerca de 50 kms, formou-se uma escapada importante com 28 elementos, que tinha Chad Haga, Mikael Cherel, Quentin Jauregui, Sam Oomen, Nico Denz, Francesco Gavazzi, Marco Frapporti, Giulio Ciccone, Alessandro de Marchi, Domen Novak, Alessandro Tonelli, Sebastian Reichenbach, Jeremy Roy, Ben Hermans, Ruben Plaza, Esteban Chaves, Jack Haig, Dayer Quintana, Jacques van Rensburg, Joe Dombrowski, Robert Gesink, David de la Cruz, Sergio Henao, Niklas Eg, Manuele Mori, Diego Ulissi, Jan Polanc e Edoardo Zardini.
O pelotão, liderado pela BMC permitiu uma vantagem de 3:30 a este grupo, que foi variando ao longo do tempo. Até precisamente aos 55 kms para a meta, quando a Astana se chegou à frente, aumentou o ritmo, e reduziu a diferença. Os fugitivos entraram na subida final apenas com 1:30 e com Jack Haig a dar tudo para Esteban Chaves. A 13 kms da meta começaram os ataques, e Hermans, De Marchi, Chaves e Henao destacaram-se. Mais tarde também se chegaram a eles Reichenbach, Ciccone, Ulissi e Oomen.
Ciccone tentou ir embora, uma e outra vez, até que a 7 kms do final lá conseguiu, enquanto Luis Leon Sanchez continuava a trabalhar no pelotão. O ciclista da Bardiani foi surpreendido quando Esteban Chaves o apanhou e ultrapassou. A 4 kms do final começaram as movimentações no grupo dos favoritos, foi aí que Rohan Dennis e José Gonçalves ficaram para trás.
Pouco depois foi Domenico Pozzovivo a atacar, levando com ele George Bennett, Simon Yates e Thibaut Pinot. Tom Dumoulin também se conseguiu juntar, tal como Lopez, Aru e Froome, que passavam algumas dificuldades. No meio disto tudo, Yates nunca se mexeu e aproveitou para atacar a 1500 metros da meta. O britânico apanhou o seu companheiro no quilómetro final, trabalhou com ele e deixou Esteban Chaves ganhar e festejar uma vitória que o colombiano bem precisava. Yates foi 2º e o grupo dos favoritos chegou a 26 segundos, liderado por Thibaut Pinot.