Edgar Pinto rouba liderança a Fabio Duarte e ganha Vuelta a Madrid
Jornada final e absolutamente decisiva na Vuelta a Madrid, com um circuito de pouco mais de 5 quilómetros, a ser ultrapassado várias vezes, no centro da capital espanhola. Gonzalo Serrano, da Caja Rural, foi o primeiro a tentar destacar-se, com a Efapel a perseguir e a conseguir levar Marcos Jurado à vitória no 1º sprint intermédio. A vitória no sprint intermédio garantiu a Marcos Jurado a respetiva camisola. De seguida Txomin Juaristi logrou 40 segundos de vantagem, alcançado a 7 voltas para o final pelo pelotão liderado pela Manzana e pela Movistar.
Quando se aproximou o final começou a luta pelo posicionamento, com a Vito-Feirense Blackjack a tentar trazer Edgar Pinto bem colocado. Como seria de esperar, o triunfo foi discutido num sprint final em pelotão compacto, e foi Carlos Barbero o mais forte, num final em falso plano. Oscar Pelegri, da Radio Popular-Boavista, foi 2º e Luis Mendonça, da Aviludo-Louletano completou o pódio. Edgar Pinto terminou nos primeiros lugares, foi 5º na etapa e isso valeu-lhe a vitória na classificação geral, uma das maiores vitórias da carreira de Edgar Pinto.
O destaque das equipas nacionais não se ficou por aqui, na etapa Rafael Silva foi 7º e César Fonte 8º, e na classificação geral César Fonte terminou em 6º e Ricardo Mestre em 10º. Marcos Jurado, da Efapel, ficou com a classificação dos sprints intermédios, Edgar Pinto ficou em 2º na classificicação da regularidade, a W52-FC Porto ganhou a classificação coletiva e os 2 primeiros da classificação sub-23 foram Xuban Errazquin, da Vito Feirense-Blackjack, e Hugo Nunes, da Miranda-Mortágua.