Giro 2018 – O que os protagonistas disseram na conferência de imprensa
Com o Giro a aproximar-se cada vez mais, alguns dos principais corredores que vão estar presentes falaram sobre os objectivos, ambições e sonhos para a primeira Grande Volta do ano, aqui ficam as declarações:
Tom Dumoulin – “Sinto-me mais confiante que no ano passado porque sei o que esperar. Temos uma equipa forte, mas vai ser difícil. Espero estar bem, se não estiver na frente na 1ª etapa não faz mal, mas seria bom obter um bom resultado, e se possível, ganhar logo de entrada.”
Chris Froome – “Estar aqui no Giro é uma grande motivação e eu quero fazer o pleno e juntar as 3 Grandes Voltas no meu palmarés. Espero estar pronto, foi uma preparação diferente e adiantada em relação a outros anos em que o foco estava no Tour. No Tour of the Alps fui 4º, mas senti claramente que estou em crescendo de forma e espero continuar nessa tendência ao longo do Giro.”
Elia Viviani – “Há 6 etapas que deverão ser ao sprint e são as minhas grandes oportunidades. A camisola rosa vai ser difícil de alcançar, ainda não decidimos se vou dar tudo na 1ª etapa ou se me poupo para as etapas ao sprint. Na Romândia sofri, mas sempre que faço Romândia sofro muito porque é uma semana dura. A Maglia Ciclamino é um objectivo, mas temos de passar bem a 1ª semana e estar na frente aí.” A Maglia Ciclamino é a classificação por pontos no Giro.
Fabio Aru – “Não sinto grande pressão, mas tenho muita vontade de alcançar excelentes resultados. No Tour of the Alps vi que o Pozzovivo, o Pinot e o Miguel Angel Lopez estavam melhores que eu, mas entretanto já se passaram 2 semanas e sinto-me pronto para o Giro.”
Thibaut Pinot – “O crono da 1ª etapa é técnico, difícil e com muitas mudanças de ritmo. Ganhei o Tour of the Alps, mas sei que muita coisa pode ter mudado entretanto. Vai ser um grande Giro”
Jarlinson Pantano – “Gosto desta corrida, o meu objectivo é ganhar 1 etapa, mas ainda não defini exactamente qual. Gosto das etapas 10, 11, 14 e 15, acredito que tenho uma boa hipótese nestas.”
Gianluca Brambilla – “O meu objectivo é fazer um bom lugar na classificação geral. No passado mostrei que prefiro uma vitória em etapa do que o 12º ou 13º na geral. Portanto, vou começar a focar-me em fazer top 10 na classificação geral, mas se vir que isso já é impossível, irei pensar em vitórias em etapa.”
Ryan Mullen – “Se fosse eu a desenhar o percurso do 1º contra-relógio seria certamente mais plano, certamente assentar-me-ia melhor. Sou um especialista em contra-relógio e estou aqui para os fazer e dar o meu melhor e logo veremos no que isso se traduz.”
Michael Woods – “O meu grande objectivo para este Giro é ganhar 1 etapa. Ainda não ganhei nenhuma corrida no World Tour, e com 21 etapas aqui, espero ganhar pelo menos 1 delas.”
Hugh Carthy – “O meu objectivo é ajudar a equipa e o Mike (Michael Woods) a atingir uma boa posição na classificação geral. Gostava de desempenhar um papel importante para ele na alta montanha e mostrar o que sou capaz de fazer no terreno montanhoso. Se tiver a oportunidade de procurar o meu sucesso em certas etapas vou correr de forma agressiva.”
Sacha Modolo – “A minha ambição é simples. Quero ganhar 1 etapa.”
Ruben Plaza – “Não sei se vai ser a minha última Grande Volta ou não, portanto só quero desfrutar. O meu objectivo é ganhar 1 etapa, ou certamente lutar por isso. Esse é também o objectivo da equipa. Temos pela frente 3 duras semanas para tentar um triunfo.”