top of page

Fuglsang perfeito taticamente leva etapa, Roglic mais perto do triunfo final


Dia para a etapa rainha do Tour de Romandie, tirada muito aguardada devido às curtas diferenças entre os primeiros da geral. Cedo Mikel Nieve, Thomas De Gendt, Tanel Kangert, Mathias Frank e Hugh Carthy formaram a fuga do dia. Kangert e Frank cediam ainda antes da primeira subida, com Andrey Amador e Hermann Pernsteiner a juntaram-se aos 3 da frente, formando, de novo, um quinteto. O pelotão comandado pela LottoNL-Jumbo, do líder Primoz Roglic, nunca deu mais de 2 minutos à fuga. A espaços, a Team Sky também ajudava na perseguição.

A corrida começou a animar a 60 quilómetros do fim, quando a Bora-Hasngrohe se lançou ao ataque com Pawel Poljanski a sair com Emanuel Buchmann. O trabalho do polaco durou pouco tempo, sendo que depois Daniel Martinez e Ion Izagirre se juntaram ao alemão da Bora. Passada a subida de Suen, a fuga tinha pouco mais de 1 minuto de vantagem, o trio perseguidor tinha 15 segundos de vantagem para o pelotão liderado pela Team Sky.

Durante a descida e até à subida final, Buchmann, Izagirre e Martinez conseguiram ficar a 20 segundos da frente de corrida, que apenas tinha Amador, Nieve e Carthy. O pelotão estava a 1:12 e faltavam 40 quilómetros. Umas centenas de metros depois, os dois grupos juntavam-se.

Quando a Team Sky acabou o seu trabalho, Egan Bernal atacou, não uma, nem duas, mas 3 vezes e sempre só com Primoz Roglic a conseguir responder, sempre de forma pronta. Os dois primeiros da geral chegaram a Nieve e Buchmann. Este grupo começou a entreolhar-se permitindo a entrada de quase todo o top 10, com excepção de Dan Martin e Pierre Latour.

Aproveitando a pouca colaboração no grupo, Rui Costa e Jakob Fuglsang atacaram, ganhando cerca de 20 segundos ao grupo dos favoritos, comandado por Steven Kruijswijk. A 2 quilómetros do topo Egan Bernal e Primoz Roglic voltavam à carga, chegando rapidamente a Costa e Fuglsang, que não conseguiram aguentar o ritmo fortíssimo de Bernal. No início da descida, Costa e Porte encostavam na frente. Mais à frente, era Jakob Fuglsang a chegar à frente.

A 15 quilómetros do fim, Jakob Fuglsang atacou sem resposta de ninguém. O grupo do líder ainda demorou a entender-se, fazendo com que Fuglsang ganhasse 40 segundos num ápice. Até ao final, nada se alterou com o dinamarquês a ganhar a etapa, com 48 segundos de avanço para o grupo perseguidor, onde Primoz Roglic bateu Egan Bernal e Rui Costa, que foi 4º. Richie Porte foi 5º e o grupo que continha a maioria dos restantes favoritos chegou a 2:09, com Rohan Dennis. Na geral, Roglic lidera com 8 segundos de vantagem para Bernal e 35 para Porte. Rui Costa continua em 5º.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page