Strakhov não consegue parar de ganhar e já lidera nas Asturias
Etapa inaugural da Vuelta às Asturias, com a fuga a formar-se relativamente cedo e com 2 portugueses presentes. João Rodrigues pela W52-FC Porto e Márcio Barbosa pela Aviludo-Louletano tinham a companhia de Josu Zabala, Fernando Orjuela e Omar Mendoza. O pelotão, sempre controlado pela Movistar, nunca esteve a mais de 5 minutos da fuga.
A fuga manteve-se na frente até aos 10 quilómetros finais, mesmo antes da entrada na subida para o Alto del Carabanzo. Aí, o pelotão começou a partir-se devido à dureza da escalada. Domingos Gonçalves e Rui Vinhas estavam sempre muito atentos na frente do grupo no entanto no final da subida ninguém estava isolado e restavam cerca de 20 ciclistas na frente.
Pouco antes dos 2 quilómetros finais, Jonathan Caicedo atacou no reduzido grupo da frente. Nunca teve mais de 100 metros de vantagem mas com o aproximar da meta parecida que o equatoriano iria para a vitória. No pelotão era a Manzana Postobon que perseguia. Sergio Higuita e Dmitrii Strakhov eram os mais rápidos e viam-se obrigados a sprintar de longe. Caicedo parecia ter a vitória no bolso e até festejou mas mesmo em cima da meta o russo ultrapassou o ciclista da Team Medellin para conseguir a 6ª vitória da temporada.
Strakhov é o primeiro líder à frente de Caicedo e Higuita. No grupo dianteiro chegaram 4 ciclistas de equipas portuguesas e 5 lusos no total. César Fonte e Domingo Gonçalves, 8º e 9º respetivamente conseguiram intrometer-se no top 10. Rui Vinhas, Ricardo Mestre e Joaquim Silva foram os restantes portugueses na frente.Aproveitando a presença na fuga, João Rodrigues conseguiu pontos suficientes para subir ao pódio como líder das metas volantes.