Vuelta às Asturias, a próxima paragem das equipas portuguesas
As formações portuguesas continuam a sua digressão por Espanha, agora com a Vuelta às Asturias que no ano passado correu de feição às cores lusas, que colocaram 5 ciclistas de equipas nacionais no top 10, com destaque para W52-FC Porto já que Raul Alarcon conseguiu derrotar Nairo Quintana, para vencer em casa. Como noticiámos ontem, o asturiano está de fora devido a lesão e não poderá defender o seu título. Em 2016, o britânico Hugh Carthy tinha sido o grande vencedor, com 2 portugueses no top 10. 2015 viu a última grande vitória de Igor Anton.
Esta é uma prova realmente dura, em que os sprinters não vão ter uma única oportunidade. 3 etapas onde os trepadores vão ter todo o destaque. Tudo começa em Oviedo. A primeira etapa tem um total de 173 quilómetros e termina em Pola de Lena. Os primeiros 58 quilómetros são muito duros, com 4 contagens de montanha, entre elas o Alto de Carabanzo 2,3 kms a 9%), que vai ser a última montanha do dia, ficando a 5,7 kms do fim. A etapa rainha surge ao segundo dia, com a chegada ao duríssimo Alto del Acebo (9,5 Km a 8,1%) após 174,2 quilómetros. A etapa final é uma cópia da edição transata. 118,6 quilómetros entre Cangas del Narcea e Oviedo. A dificuldade final, El Violeo (3 kms a 8,6%), fica a pouco mais de 7 quilómetros do fim, sendo possível alguém chegar isolado à meta, como fez Alarcon no ano passado.
17 equipas vão estar presentes, com destaque para a Movistar Team, única equipa World Tour. A representar o pelotão nacional estarão a W52 - FC Porto, a Rádio Popular-Boavista e o Aviludo-Louletano.
A W52-FC Porto não vai contar com o campeão em título Raul Alarcon, pelo que vai ser muito difícil repetir o feito do ano passado. Angel Sanchez Rebollido, Ricardo Mestre, João Rodrigues, Tiago Ferreira, Rui Vinhas, José Neves e César Fonte serão os 7 portistas em competição. Mestre, Vinhas e Fonte serão aqueles que mais hipóteses terão de estar entre os melhores e pensamos que Ricardo Mestre se vai intrometer no top 10.
João Benta foi 4º no ano passado e pode muito bem conseguir outro excelente resultado este ano. O ciclista da Rádio Popular-Boavista começa, por norma, nesta altura a andar bem, e será quase uma certeza vê-lo entre os primeiros. Filipe Cardoso, Domingos Gonçalves, Luís Gomes, Francisco Moreira, Oscar Pelegri e David Rodrigues são os restantes boavisteiros convocados para a prova.
Por fim, temos a Aviludo-Louletano. Luís Fernandes, Márcio Barbosa, Nacho Perez, André Evangelista, Oscar Hernandez, David de la Fuente e Vicente de Mateos vão ser os comandados de Jorge Piedade em Espanha. Vicente de Mateos é, ainda uma incógnita já que ainda não obteve resultados esta temporada, no entanto as 1ª e 3ª etapas são perfeitas para si pelo que pode conseguir bons resultados aqui.