top of page

Veterania prevalece numa dura e deslumbrante Volta a Croácia


Croácia. País de bom clima, belas paisagens e terreno variado, onde decorreu a Volta a Croácia de 17 a 22 de Abril, com transmissão no Eurosport. O país vê o ciclismo como um bom veículo de promover a actividade turística, e aí, a transmissão televisiva a nível internacional tem um papel preponderante, tomara que fosse sempre assim. A realização melhorou imenso este ano, apesar de ainda ter falhas óbvias para corrigir. Passemos a contar então o que aconteceu nestes 6 dias.

O clima pregou uma partida no primeiro dia e a chuva recebeu os ciclistas para uns longos 224 quilómetros que viriam a acabar ao sprint, com Niccolo Bonifazio a derrotar Andrea Guardini, num sprint que parece tudo menos regular, principalmente se tivermos em conta todo o quilómetro final. Eduard Grosu foi o 3º.

Com Bonifazio já como líder, foi tempo da tradicional chegada a Zadar. Num final armadilhado, perigoso e técnico, as quedas sucederam-se, uma delas a envolver Bonifazio, a 3.5 kms da meta. Um especialista neste tipo de finais, Eduard Grosu deu uma das maiores vitórias de sempre do ciclismo romeno, aguentando a carga final de Giacomo Nizzolo e de Riccardo Minali. Grosu também passou para a liderança da prova.

A 3ª etapa marcou a classificação geral, como seria de esperar. O monstro de Sveti Jure, uma subida com mais de 25 quilómetros, que coincidia com a chegada, destruiu o pelotão. A Trek-Segafredo tomou conta das operações, “queimou” inexplicavelmente Niklas Eg, e já na parte final destacaram-se 4 ciclistas. Kanstantsin Siutsou foi o mais forte, chegando 4 segundos à frente de Pieter Weening e 49 segundos diante de Yevgeniy Gidich. Radoslav Rogina foi 4º, o 3º trintão do top 4 e Niklas Eg foi 5º. O dinamarquês terminou 50 segundos à frente de Gianluca Brambilla, o presumível líder da equipa e para quem ele esteve a trabalhar quase a subida toda.

A 4ª jornada assinalou o começo da saga das fugas. Um grupo grande destacou-se, o pelotão demorou a reagir e numa contagem de montanha de 3ª categoria, a 20 kms da meta, Alessandro Tonelli, da Bardiani, deixou os companheiros de fuga para trás e seguiu em solitário para a primeira vitória como profissional. A Bardiani fez mesmo a dobradinha, graças a Enrico Barbin, com Jan Tratnik a ser 3º. Mais um final técnico e perigoso, onde houve uma queda colectiva nos 500 metros finais.

Depois foi então tempo de mais uma chegada em alto, desta vez a Ucka, e onde a fuga voltou a resultar. Manuele Boaro jogou de uma forma extremamente fria, raramente trabalhou e guardou-se para um ataque fulminante nos metros finais para levar de vencida a tirada. Lukasz Owsian foi 2º e o repetente Alessandro Tonelli foi o 3º. A classificação geral não teve alterações substâncias e Siutsou manteve os 8 segundos sobre Weening e os 53 sobre Gidich.

Por fim tivemos o clássico circuito de Zagreb, onde a Volta a Croácia costuma terminar. De novo, um final técnico, desta vez com empedrado e em ligeira subida. A Bardiani voltou a fazer a dobradinha, e voltou a atacar de longe. Paolo Simion ganhou, logo seguido por Mirco Maestri. Eduard Grosu foi 3º e garantiu desta forma a classificação por pontos, enquanto que a classificação geral só viu Ruben Acosta sair do top 10, devido aos cortes inerentes a este tipo de chegada.

Esta foi uma corrida que se pode metaforizar como um duelo entre juventude e veterania. Dentro dos 14 primeiros só temos ciclistas com mais de 30 anos ou ciclistas com menos de 25, os veteranos são apenas 4, mas ficaram com o 1º, 2º, 4º e 9º lugar da classificação geral, ganhando portanto esta “batalha”. Ainda assim foi positivo ver jovens a tentarem a afirmação, Yevgeniy Gidich continua a sua transformação de sprinter completo para trepador, Niklas Eg e Daniel Pearson são dos maiores talentos da respectiva geração, Artem Nych foi uma bela surpresa, Jonathan Lastra foi sofredor, Domen Novak é mais uma opção dentro da poderosa Bahrain-Merida e Ruben Acosta e Johnatan Canaveral são mais 2 jovents talentos colombianos a despontar.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page