Vintage Ruben Plaza leva etapa e geral na Vuelta a Castilla y Leon
Hoje decorreu a 3ª e última etapa da Vuelta a Castilla y Len, aquela em toda a prova que mais montanha tinha. O início foi muito controlado, o pelotão chegou agrupado à primeira meta volante do dia, onde Enrique Sanz, Mario Gonzalez e Raul Alarcon somaram, respectivamente, 3, 2 e 1 segundos de bonificação. Só por volta do quilómetro 50 houve ciclistas a ganharem alguma vantagem, primeiro Robin Carpenter, que depois teve a companhia de Lluis Mas, Nikolay Mikhailov, Txomin Juaristi e Ruben Plaza.
O pelotão permitiu uma vantagem de 3:40 ao quinteto, sendo que na penúltima subida ninguém na frente conseguiu acompanhar Ruben Plaza, que distanciou todos a 50 kms da meta. O espanhol da Israel Cycling Academy seguiu sozinho e a 25 kms da meta tinha 1:30 sobre Mas, Carpenter e Juaristi, 2:20 sobre Mihaylov, Paredes e Mendoza e 3:40 para o pelotão, controlado principalmente pela Movistar.
Na última ascensão do dia o pelotão ficou bem mais curto, capturou os ciclistas que seguiam intermédios, mas ainda perdia mais de 2 minutos para Ruben Plaza. Na descida até Ávila, Plaza não perdeu muito tempo e pôde festejar um grande triunfo, 46 segundos à frente de Eduard Prades e Carlos Barbero, os melhores do pelotão. Dentro do top 10 ainda ficaram 3 elementos de equipas portuguesas, Mario Gonzalez em 5º, Daniel Mestre em 7º e Frederico Figueiredo em 10º. Ruben Plaza ficou com a classificação geral, com 35 segundos sobre Carlos Barbero, uma geral que contou com Mario Gonzalez em 6º e Daniel Mestre em 8º. Colectivamente as equipas nacionais também tiveram uma bela prestação, com o Sporting/Tavira a ser 4º, a Efapel 6ª e a W52/FC Porto 7ª. A Liberty Seguros ficou somente em 17ª a mais de 51 minutos, mas com um alinhamento muito jovem, esta corrida serviu para ganhar experiência ao mais alto nível. Por fim, destacar a vitória de Marcos Jurado, da Efapel, na classificação das metas volantes.