Carlos Barbero vence etapa animada pelo vento e lidera em Castilla y Leon
Início da Vuelta a Castilla y Leon, com uma etapa plana, mas onde o vento poderia ter um papel importante. Cedo Gatis Smukulis, Delio Fernandez, Alexandr Evutshenko e Daniel Whitehouse saíram do pelotão para formar a fuga do dia. Tiveram mais de 5 minutos de vantagem, mas Movistar e Caja Rural tinham a fuga controlada.
A 50 quilómetros do fim já só restavam 2 ciclistas na frente, que rapidamente foram anulados pelo que restava do pelotão já que o vento provocou bordures no pelotão. O grupo chegou a ter pouco mais de 10 elementos no entanto durante a maioria da fuga foram 27, onde tínhamos nomes como Jaime Rosón, Rubén Fernández, Lluis Más, Rubén Plaza, Brandon McNulty, Raúl Alarcón, Gustavo César Veloso, Henrique Casimiro, Mario Gonzalez e Nicola Toffali.
1 minuto e meio foi a vantagem máxima sobre o 2º pelotão. Manzana Postobon e Caja Rural trabalharam muito e, a 21 quilómetros do final, os dois grupos voltavam a juntar-se. Até ao final, nada se passou, com Movistar e W52/FC Porto a controlarem o pelotão.
No final, em Salamanca, Carlos Barbero levantou os braços, conseguindo uma vitória fácil, à frente de Jon Aberasturi e Eduard Prades, completando um pódio totalmente espanhol. Mario Gonzalez foi 8º, sendo o melhor das equipas portuguesas, com o melhor luso a ser Samuel Caldeira em 10º. Das equipas portuguesas, Nicola Toffali, Gustavo Veloso, Raul Alarcon e Daniel Mestre também chegaram na frente.