Revolução no Tour of the Alps, Sosa cai, O’Connor ganha e há novo líder
Após a chegada ao alto, hoje foi mais uma tirada curta e explosiva no Tour of the Alps. Os quilómetros iniciais foram repletos de quedas, felizmente nenhuma sem grandes consequências. Só após 30 kms é que houve uma fuga mais séria, com Matteo Montaguti, Stephan Rabistch, Giovanni Visconti e Manuel Senni. A vantagem chegou quase até aos 4 minutos e a Androni parecia disposta a deixar a escapada ir, mas os favoritos tinham outros planos.
A mais de 50 kms da meta atacaram Thibaut Pinot, Ben O’Connor e Mark Padun, destruindo por completo o pelotão. Nessa subida Domenico Pozzovivo acabou por fazer a ponte para a frente e ficaram Pozzovivo, Pinot, O’Connor, Senni e Visconti na frente, com 45 segundos de vantagem para um grupo que tinha Ivan Sosa, Miguel Angel Lopez, Chris Froome, entre muito outros.
O quinteto entrou no Passo delle Palade com 1 minuto de avanço, só que viram essa diferença diminuída para 25 segundos graças ao um forte trabalho da Team Sky, enquanto pôde, e da Astana. Senni e Visconti já tinham perdido contacto com a frente da corrida. Mesmo no final da ascensão Froome acelerou e lançou-se descida abaixo, alcançando os homens da frente, enquanto Ivan Sosa caia na descida sinuosa. Foi O’Connor quem seguiu Froome mais de perto, e foi o australiano que atacou quando a descida terminou.
Houve alguma hesitação e o ciclista da Dimension Data ganhou algum espaço sobre um grupo que tinha agora 10 unidades e também continha George Bennett, Fabio Aru, Luis Leon Sanchez, Alexandre Geniez e Michal Schlegel, que também fizeram uma boa descida. Ben O’Connor manteve-se sempre uma vantagem próxima dos 10 segundos, mas não a chegou a perder na totalidade, conseguindo assim festejar um brilhante triunfo, principalmente para um jovem de 22 anos que se procura afirmar. No sprint pelo 2º posto, Thibaut Pinot bateu Domenico Pozzovivo e o francês é agora o novo líder da competição, pois Ivan Sosa perdeu mais de 4 minutos depois da queda, um infeliz desfecho para a confirmação da prova.