Domínio da Astana dá a Pello Bilbao vitória na etapa e liderança
O Tour of the Alps conta este ano com um elenco de luxo, e com montanha logo nesta 1ª etapa seria de esperar muita animação. 9 ciclistas saltaram para a frente da corrida, Aleksejs Saramotins, Natnael Berhane, Alexey Rybalkin, Davide Ballerini, Matthias Krizek, Pascal Eenkhoorn, Joan Bou, Marco Friedrich e Alex Turrin. Lá atrás a Team Sky e a FDJ assumiam a perseguição, deixando a escapada ter 3 minutos, no máximo, e controlando-a de perto.
Mathias Krizek foi o último resistente, alcançado a 13 kms da meta, e começaram de imediato os ataques. Primeiro foi Sebastian Reichenbach, e depois Giulio Ciccone e Nikita Stalnov. O ciclista da Bardiani forçou ainda mais o ritmo e isolou-se. 2 kms depois atacou Thibaut Pinot no pelotão, fazendo a ponte para Reichenbach, que não lhe ofereceu grande ajuda, e a Team Sky fechou o espaço.
Na frente ainda resistia Giulio Ciccone, com 10 segundos de avanço, até que Chris Froome acelerou e só Pozzovivo, Bennett e Pinot o acompanharam. Este quarteto apanhou Ciccione logo depois da subida terminar e mais ciclistas se juntaram na descida. Um deles foi Pello Bilbao, que passou praticamente directo e rapidamente ganhou 10 segundos.
Ninguém conseguiu alcançar Pello Bilbao, que se sagrou assim no primeiro vencedor e líder do Tour of The Alps. A Astana foi claramente a equipa mais forte ao colocar Luis Leon Sanchez no 2º posto. O último lugar do pódio ficou para Ivan Sosa, um colombiano muito jovem da Androni. Todos os favoritos chegaram logo a seguir, com Amaro Antunes a ceder algum tempo.