Sporting/Tavira de ataque consegue levar a etapa, Strakhov fica com a geral
A etapa final do G.P. Beiras teve de ser alterada devido à neve que se fazia sentir na parte superior da Serra da Estrela. Ficou então como principal dificuldade a passagem pelas Penhas Douradas. O início foi muito rápido e houve, de novo, luta pelas bonificações, com Wilmar Paredes, Dimitri Strakhov e Domingos Gonçalves a somarem 3, 2 e 1 segundos de bonificação, respectivamente.
Na subida para as Penhas Douradas o Sporting/Tavira arriscou tudo e começou uma jornada muito ofensiva. Joni Brandão lançou-se ao ataque, na companhia dos seus colegas Frederico Figueiredo e Alvaro Trueba, e ainda de Alexander Evtushenko e David Rodrigues. Não demorou muito até ficarem somente os 3 elementos do Sporting/Tavira na frente, com cerca de 50 segundos sobre um pelotão muito curto, liderado pela W52/FC Porto.
A W52/FC Porto reuniu as tropas, manteve-se firma na perseguição e ao km 65 havia de novo pelotão compacto. Pouco depois lançou-se ao ataque Sérgio Paulinho, que mais tarde teve a companhia de João Benta, Josu Zabala, Alejandro Marque e Alexander Evtushenko. Voltou a ser a W52/FC Porto a perseguir, pois Benta e Marque estavam a 2 minutos do líder, e foi essa a margem máxima que o grupo principal permitiu a este grupo.
A 20 kms da meta atacou Alvaro Trueba no grupo principal, conseguindo fazer a ponte para a frente, mas foi tudo preparação para um ataque letal de Mario Gonzalez já dentro dos 10 kms finais. O espanhol rapidamente alcançou a fuga e deixou todos para trás, entrando nos 2000 metros finais, com tempo para festejar uma vitória em etapa merecida, depois de todo o trabalho e ofensivas que a equipa desenhou durante todo o dia.
O 2º lugar na etapa ficou Brandon McNulty, que pensava que tinha ganho, e a fechar as bonificações tivemos Dmitrii Strakhov, que passou Joni Brandão em cima da linha de meta. Esta ultrapassagem valeu a vitória na classificação geral ao russo, pois César Fonte ficou em 6º, perdeu 8 segundos ao todo para o russo (2 em cortes no final, 2 na bonificação na meta volante e 4 em bonificação no final). César Fonte ficou em 2º na classificação geral e Joni Brandão em 3º, a 2 e 9 segundos de Strakhov, respectivamente.
Foto: FPCiclismo