Anunciadas as equipas convidadas para a Vuelta 2018
A organização da Volta a Espanha anunciou esta manhã as 4 equipas Profissionais Continentais que se vão juntar às 18 formações World Tour na última Grande Volta do ano. As escolhidas foram a Caja Rural Seguros RGA, a Burgos-BH, a Euskadi Murias e ainda a Cofidis, Solutions Credits.
Esta escolha da Amaury Sports Organization (ASO) acaba por ser esperada, a Cofidis é um dos patrocinadores principais da prova e presença recorrente. A equipa francesa ganhou um toque ainda mais espanhol em 2018 com as contratações de José Herrada e Jesus Herrada. A Seguros RGA, patrocinadora da equipa Caja Rural é também um dos patrocinadores oficiais da prova, e tem um longo historial na competição. Por fim, a Burgos-BH e a Euskadi Murias subiram em 2018 de escalão, para o nível Profissional Continental, o que lhes permite aceder a estas provas. Estes convites permitem a Portugal, potencialmente, ter mais 3 ciclistas na Vuelta, Joaquim Silva e Rafael Reis da Caja Rural-Seguros RGA e José Mendes, pela Burgos-BH.
De fora ficaram equipas como a Manzana Postobon, de Ricardo Vilela, a Direct Energie, presença em 2016, e ainda a Aqua Blue Sport, que triunfou numa etapa em 2017, através de Stefan Denifl. Quem manifestou maior desagrado por ficar de fora foi mesmo a Aqua Blue Sport, através do seu fundador e dono Rick Delaney. Delaney mostrou-se extremamente irritada pelo critério de selecção utilizado. “No último ano não tínhamos história e recebemos convites fantásticos, este ano temos uma história positiva e recebemos poucos ou nenhuns convites. Tudo o que pedi foi respeito para nos permitirem mostrar este projecto neste desporto. Nem sequer recebemos a cortesia de uma chamada a dizer que não fomos selecionados. Nós, e as outras equipas temos de descobrir pelas redes sociais se nos deixam participar. Sim, eu sei que o desporto vai durar muito mais tempo que eu, mas é controlado por uma mentalidade de boys club.”