top of page

Circuit des Ardennes termina com vitória portuguesa


De 6 a 8 de Abril, o Circuit des Ardennes, prova 2.2 na categoria UCI, acolheu 149 corredores, com uma lista de participantes competitiva e equilibrada. A Direct Energie era a equipa mais forte e tinha as principais figuras e 4 portugueses apresentaram-se à partida, Tiago Antunes (ao serviço do Centro Mundial de Ciclismo), Rui e Ivo Oliveira e João Almeida, em representação da Axeon Hagens Berman. 3 dias com 4 etapas, sendo que Domingo se disputava a jornada dupla.

A primeira etapa tinha 173 kms, algumas subidas a meio, mas decidiu-se num sprint final onde John Murphy superou Roy Jans e Anthony Maldonado. As subidas fizeram alguns estragos no pelotão, cerca de 50 ciclistas perderam imenso tempo. Todos os ciclistas portugueses chegaram entre os melhores, com Rui Oliveira a conseguir o 7º posto.

Na 2ª tirada o desfecho foi semelhante, as montanhas durante a jornada deixaram 40 ciclistas para trás, houve muitos abandonos e desta vez a vitória foi mesmo para Roy Jans, à frente de Cees Bol e Anthony Maldonado. Mais uma vez, todos os portugueses terminaram integrados no pelotão principal.

O primeiro sector da 3ª etapa foi muito rápido e animado, finalmente a Direct Energie mostrou o seu poderio com Jeremy Cornu a triunfar à frente de Johnatan Canaveral e Anthony Maldonado. Somente 26 corredores chegaram com o mesmo tempo do vencedor, com Rui Oliveira a finalizar a jornada em 5º.

O momento de glória chegou esta tarde, na etapa 3b, com Ivo Oliveira a integrar a fuga do dia, na companhia de Julian Antomarchi, Paul Ourselin e Markus Eibegger. O pelotão nunca esteve muito longe, chegou a estar a 10 segundos dos fugitivos, mas eles resistiram, mesmo estando à vista durante imenso tempo. Só que Ivo Oliveira ainda tinha energias guardadas e foi mesmo o único fugitivo a resistir ao pelotão, num final emocionante, onde ganhou por 1 segundo sobre Karol Domagalski e Gianni Marchand.

Somente chegou um pelotão de cerca de 70 unidades, que inclui também Rui Oliveira (12º) e Tiago Antunes (25º). A classificação geral caiu para Anthony Maldonado, que não ganhou nenhuma etapa, mas foi 3º por 3 ocasiões, somando bonificações suficientes para ganhar. Cees Bol foi 2º e Jeremy Cornu 3º. Rui Oliveira foi o melhor corredor luso na geral, 17º a 10 segundos do vencedor. Ivo Oliveira foi 25º (se não tivesse perdido 11 segundos no primeiro sector da 3ª etapa tinha sido 2º), Tiago Antunes conclui em 32º e João Almeida em 70º. Parabéns a todos os portugueses, especialmente ao Ivo Oliveira pelo triunfo!


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page