Andrey Amador concretiza domínio da Movistar com Gustavo Veloso em destaque
A Klasika Amorebieta, uma prova com alguma história, contou com 14 equipa a W52 – FC Porto como única representante portuguesa. A Movistar esteve presente com um alinhamento muito forte, esperava-se um domínio forte sobre a prova e foi exactamente isso que aconteceu. A fuga teve Gonzalo Serrano, Jordan Parra, Peio Goikoetxea e Artem Samolenkov, só que o quarteto foi sempre vigiado de perto pela Movistar e a 40 kms da meta já só tinha 1 minuto de avanço.
Gonzalo Serrano foi o último resistente, mas a Movistar já estava a destruir o pelotão e rapidamente ficaram somente 20 ciclistas no grupo principal. Já dentro dos 20 kms finais, na subida de 2ª categoria, Andrey Amador atacou, ganhou uma boa vantagem e foi mais tarde acompanhado por Alejandro Valverde.
O duo assim seguiu na última subida e na descida até à meta. Numa situação perfeitamente normal, Alejandro Valverde ficou a aplaudir enquanto via Andrey Amador festejar pela primeira vez em 6 anos. No sprint pelo 3º lugar Wilmar Paredes foi mais rápido que Carlos Betancur, e a Movistar assim conseguiu inserir 3 elementos no top 4. No grupo do 3º classificado chegou o melhor elemento da W52-FC Porto, Gustavo Veloso, que conclui esta prova no 6º posto, um bom resultado. Os melhores portugueses chegaram mais atrás, num grupo a 3:29 do vencedor, com Rui Vinhas a finalizar em 25º e Joaquim Silva a ser 29º.