Enric Mas consegue maior vitória da carreira, Roglic confirma semana de excelência
A etapa derradeira e rainha desta Volta ao País Basco começou com uma queda colectiva que afectou Primoz Roglic e Rigoberto Uran, entre muitos outros. Ficaram num 2º pelotão, a cerca de 40 segundos e após 30 quilómetros finalmente conseguiram recolar. Só nessa altura uma fuga se formou, Carlos Verona e Tao Hart já seguiam com alguma vantagem e a eles juntaram-se Jesper Hanse, Gregor Muhlberger, Jose Joaquin Rojas e Enric Mas.
Passado mais 10 kms também Carlos Betancur, Thomas de Gendt, Lucas Hamilton e David Lopez se juntaram à frente. Esta fuga finalmente ganhou muito avanço por volta dos 72 kms para o final, mais de 3 minutos e ainda viria a ter mais reforços, Valentin Madouas, Ilnur Zakarin, Gorka Izagirre e José Herrada. A partir deste momento a Trek-Segafredo começou a perseguir, para proteger o lugar de Bauke Mollema e a 40 kms do final já só havia 1:20 entre a fuga e o grupo principal, já sem Julian Alaphilippe.
A 35 kms da meta começaram os ataques, na fuga isolaram-se Verona, Thomas de Gendt e Muhlberger e Mikel Landa acelerou no pelotão, já depois de uma tentativa de David de la Cruz, com resposta pronta de Roglic, Ion Izagirre e Quintana. Enric Mas recuperou na fuga e tentou passar directo, com resposta dos restantes enquanto que no grupo dos favoritos houve uma segunda vaga de ataques, com Quintana a ganhar alguns metros na companhia de Emanuel Buchmann e Roglic de novo a conseguir fechar o espaço.
Na descida o quarteto da frente viu a sua vantagem reduzida a 40 segundos e assim ficou muito tempo, até aos 6 kms para o final, quando entrámos na última subida. Enric Mas foi claramente o melhor dos elementos da fuga e atacou, ganhando alguns metros e Nairo Quintana foi o primeiro dos favoritos a mexer, ganhando 20 segundos sobre Muhlberger, Buchmann, Teuns, Landa, Roglic e Ion Izagirre. A 4 kms da meta finalmente Mikel Landa desferiu um ataque, distanciando-se dos restantes, apanhando Nairo Quintana.
Landa deixou Quintana para trás e acabou a subida só a 15 segundos de Enric Mas, mas não conseguiu apanhar o ciclista da Quick-Step, que assim também garantiu a camisola da liderança. Mikel Landa fechou no 2º lugar e Ion Izagirre foi 3º, chegando acompanhado de Dylan Teuns e Nairo Quintana. Primoz Roglic foi 9º na etapa, minimizou as perdas e garantiu a vitória na Volta ao País Basco. Rui Costa teve mais um dia positivo e fechou dentro do top 20.