Primoz Roglic voa para a liderança no País Basco
- Camisola Amarela
- 5 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Mais um dia decisivo nesta Volta ao País Basco, com um contra-relógio totalmente plano, ao contrário do que tinha acontecido em anos anteriores. O primeiro tempo de referência foi do francês Bruno Armiral com 23:23. O jovem gaulês esteve pouco tempo em 1º, dado que Patrick Bevin retirou 48 segundos ao tempo do ciclista da Groupama-FDJ. Remi Cavagna, que fez um tempo bombástico no ponto intermédio, não conseguiu manter o nível na segunda metade do percurso, cedendo mais de 1 minuto.
Damiano Caruso, Steve Cummings, Thomas de Gendt e um dos grandes favoritos Jonathan Castroviejo não andaram longe, no entanto não conseguiram bater o tempo de Bevin, com o espanhol a ficar a escassos 5 segundos. Michal Kwiatkowski ficou a 11 segundos, ao passo que o ex-campeão do mundo Vasil Kiryienka a ficar a 2 segundos. 3 ciclistas da Sky muito perto da frente. Michael Matthews também se defendeu muito bem, terminando no top 10, tal como David de la Cruz, fazendo 5º e 6º tempos provisórios.
Os ciclistas da classificação geral começaram a chegar com Ion Izagirre a ceder 44 segundos. Rigoberto Uran e Nairo Quintana cederam mais de 1 minuto, 1:25 e 1:09 respetivamente, sendo que Bauke Mollema e Patrick Konrad se defenderam muito bem, perdendo 34 e 37 segundos. Enric Mas ficou a 1:15, Romain Bardet a 1:31, Emanuel Buchmann a 49 segundos, Rudy Molard a 1:28, Pello Bilbao a 1:02, Mikel Landa a 1:07 e Gorka Izagirre a 1:02.
Faltavam chegar Primoz Roglic e Julian Alaphilippe. O esloveno fez o que todos esperavam e com 22:26 saltou para a liderança do contra-relógio, fazendo menos 9 segundos que Patrick Bevin. Alaphilippe ficou a 42 segundos de Roglic.
Na classificação geral, Primoz Roglic é o novo líder, agora com 34 segundos de vantagem para Alaphilippe e 1:33 para Bauke Mollema. Rui Costa é 27º.