Nova fuga a vingar na Catalunha com Schachmann a estrear-se a ganhar
Nova etapa encurtada na Volta a Catalunha. A neve e o frio fizeram com que a organização diminuísse a extensão da mesma, com esta a começar ao quilómetro 77, tendo sido retiradas as duas primeiras subidas que estavam programadas, ficando a tirada com 117 quilómetros.
A fuga deu-se nos primeiros quilómetros, com o alemão Maximilian Schachmann e o espanhol Diego Rubio a saírem do pelotão. Rapidamente ganharam 3:30 e não tiveram mais que isso. Os interesses no pelotão eram muitos e equipas como Mitchelton-Scott, Bahrain-Merida, Euskadi, Cofidis, Bora e Katusha trabalhavam na perseguição.
A cerca de 28 quilómetros do fim, o pelotão passou por um descampado, levando a este a partir-se em 3 grupos, deixando o grupo principal reduzido a pouco mais de 60 ciclistas. A vantagem da fuga era, ainda de 2 minutos e algumas equipas dos sprinters já não tinham muita gente para trabalhar.
Até ao final, o braço de ferro foi continuando, com a fuga a ter 30 segundos à entrada dos 5000 metros finais, mas a partir daí a diferença pouco caiu e os 2 fugitivos discutiram a vitória entre si. A entrada na reta da meta foi feita com Diego Rubio na frente. O ciclista espanhol lançou o sprint ainda longe da meta, com cerca de 350 metros para o fim, e Maximilian Schachmann só teve que esperar pelo momento certo para saltar da roda do ciclista da Burgos BH e conseguir a sua primeira vitória enquanto ciclista profissional. O pelotão chegou a 18 segundos, com Sam Bennett a ser o mais forte no sprint.