Thomas de Gendt consegue mais uma fuga épica e tem o merecido prémio
A Volta a Catalunha teve hoje uma etapa modificada, como noticiámos ontem, o que alterou claramente o perfil da mesma. A escapada teve 5 elementos, Thomas de Gendt, Clement Chevrier, Lluis Mas Bonet, Mikel Bizkarra e Pablo Torres. O pelotão, liderado pela Movistar e pela Mitchelton-Scott foi mantendo esta fuga por perto, sempre abaixo dos 3 minutos. Na primeira das subidas somente Bizkarra e Mas Bonet aguentaram o forte ritmo de Thomas de Gendt.
A descida também fez estragos, cerca de metade do pelotão ficou para trás, mas depois reagrupou na fase plana. O trio da frente entrou nos 25 kms com 1:30 de vantagem e logo a seguir Thomas de Gendt impôs a sua capacidade física e deixou Mas Bonet e Bizkarra para trás. No pelotão ninguém quis perseguir a sério e a vantagem esticou para 2:30, até a Mitchelton meter Simon Yates e Robert Power a trabalhar, reduzindo a diferença para 1:30.
Foi quase no final da subida que Marc Soler atacou no pelotão, o espanhol foi apanhado e depois saíram Nairo Quintana, Simon Yates, Thibaut Pinot e Mathias Frank. A 8 kms da meta Thomas de Gendt tinha 50 segundos sobre este quarteto e 1:10 para o mini-pelotão, liderado pela Team Sky. O grupo intermédio desentendeu-se, muito porque Nairo Quintana não passava pela frente e o belga foi mantendo cerca de 30 segundos.
À passagem do último quilómetro atacou Nairo Quintana, sem grandes frutos, o que permitiu a Thomas de Gendt conseguiu uma vitória em solitário incrível, conseguindo também subir à liderança da classificação geral. O sprint pelo 2º lugar foi bem apertado, com Simon Yates a bater Thibaut Pinot. Uma queda também marcou a parte final, com Adam Yates a ficar muito mal tratado.