Vintage Valverde triunfa em Valls e já lidera Volta a Catalunha
A Volta a Catalunha aumentou a quantidade de montanha e esta 2ª etapa tinha mais dificuldades na fase final. Mikel Bizkarra, Igor Merino e António Molina lançaram-se na frente, mas a Quick-Step Floors nunca deixou o trio ganhar uma vantagem muito grande. Andrey Grivko fez a ponte a 60 kms da meta, mas o quarteto foi apanhado a 45 kms da meta. Cyril Barthe foi o ciclista a seguir a tentar, com Alejandro Valverde e Nairo Quintana a somarem 2 e 1 segundo de bonificação, respectivamente.
Barthe foi alcançado a 15 kms da meta, mesmo no início da subida. O primeiro a mexer-se foi Jeremy Maison, mas a Mitchelton-Scott acelerou o ritmo e Alvaro Hodeg cedeu. A 500 metros do final da subida atacou Pierre Latour, capturado mal a descida começou pelo trabalho da Mitcheton-Scott.
A formação australiana continuou a trabalhar, mas na parte final surgiram a Bahrain-Merida e a Bora-Hansgrohe a lançarem os seus sprinters. Enrico Gasparotto foi o primeiro a começar o sprint, mas os ciclistas na sua roda foram poderosos demais. Mesmo no último momento apareceu Alejandro Valverde para conseguir a vitória, à frente de Daryl Impey e Jay McCarthy. O ciclista espanhol da Movistar sobe assim à liderança da prova e é ainda mais favorito à conquista da classificação geral.