top of page

Gabriel Cullaigh vence etapa diabólica e lidera Alentejana


A Depressão Gisele abateu sobre Portugal no mesmo dia da 1ª etapa da Volta ao Alentejo e proporcionou aos ciclistas condições terríveis no começo da “Alentejana”. O ritmo foi elevado desde o km 0, com o pelotão a partir-se em vários grupos. A primeira fuga de registo foi com António Barbio, James Fouche e Mauricio Moreira. Barbio teve uma avaria e ficou para trás, ficando somente Moreira e Fouche na escapada, chegando aos 4 minutos.

Por volta do km 70 a W52-FC Porto decidiu pegar na corrida e fazer estragos nos ventos laterais. O pelotão ficou reduzido a 19 unidades, com 6 da formação comandada por Nuno Ribeiro. Os outros representantes das equipas portuguesas eram Nicola Toffali, do Sporting/Tavira e Luis Mendonça e Oscar Hernandez, do Aviludo/Louletano/ULI. A vantagem entre grupos foi-se expandindo, com o 1º pelotão a apanhar os dois corredores que iam em fuga.

A 50 kms da meta a diferença entre 1º e 2º grupos era de 2:40. Até ao final, a situação de corrida manteve-se inalterada e foi mesmo o grupo da frente a discutir a etapa.

Numa chegada em ligeira subida em Serpa, o jovem britânico Gabriel Cullaigh bateu o experiente belga Justin Jules, vencendo a 1ª etapa da Volta ao Alentejo e sendo o primeiro líder da prova. O restante grupo chegou a 1 segundo, com Mark Downey a completar o pódio. O melhor português foi Luis Mendonça, no 5º lugar.

O pelotão chegou a mais de 11 minutos e a maioria dos ciclistas está já afastado da luta pela vitória. Assim, Gustavo Veloso é o grande favorito a vencer a prova. Consideramos Dimitry Peyskens e Fernando Barceló os seus maiores rivais.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page