Dmitrii Strakhov resiste a tudo e todos e vence em Setúbal
Dia da segunda prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros, após a Prova de Abertura ganha por Tiago Machado. 135 ciclistas partiram de Sesimbra, sendo que apenas ao depois de 20 quilómetros disputados é que se formou a fuga do dia com 19 ciclistas. Eram eles Justin Oien e Nelson Andrés Soto (Caja Rural-Seguros RGA), Jon Aberasturi, Mikel Aristi e Beñat Txoperena (Euskadi Basque Country-Murias), Ricardo Vilela (Portugal), Óscar Hernández (Aviludo-Louletano-Uli), Dmitrii Strakhov e Mamyr Stash (Lokosphinx), Domingos Gonçalves e Óscar Pelegri (Rádio Popular-Boavista), Nicola Toffali (Sporting-Tavira), Mark Downey e James Fouche (Team Wiggins), Soufiane Haddi (Vito-Feirense-BlackJack), João Rodrigues, António Carvalho, César Fonte e Samuel Caldeira (W52-FC Porto).
Numa primeira hora em que se percorreram 49 quilómetros, a fuga tinha 1 minuto de vantagem. A passagem pelos troços de terra batida foi feita sem ataques, sendo que tudo se decidiu nas quatro subidas finais que estavam nos últimos 50 quilómetros. Quando a vantagem atingiu os 3 minutos, a Efapel assumiu a perseguição no pelotão.
Ainda muito longe da meta, Dmitrii Strakhov atacou na fuga. Estava na subida para Palmela a 50 quilómetros do fim. Rapidamente ganhou 1 minuto para o grupo perseguidor que na subida do Alto dos Picheleiros desmembrou-se. O pelotão estava a 3 minutos e à falta de 30 quilómetros a tarefa era já complicada.
Passado o Alto da Arrábida, Strakhov seguia com 1:15 de vantagem para Domingos Gonçalves, Oscar Hernandez, James Fouche e Gonzalo Serrano e 1:30 para os restantes perseguidores. Até ao final ninguém apanhou o 11º classificado do último Tour de l’Avenir, que conseguiu a primeira vitória da carreira, levantando os braços em Setúbal. Na luta pelos lugares mais baixos do pódio, a 34 segundos, Fouche foi 2º e Hernandez 3º.
Para além da vitória na prova, Dmitrii Strakhov ganhou a classificação da montanha. James Fouche foi o melhor jovem e a melhor equipa foi a Lokosphinx. Nas contas do Troféu Liberty Seguros, e faltando apenas a Clássica Aldeias de Xisto, o espanhol Óscar Hernández é o novo líder, somando agora 90 pontos, mais 15 do que Strakhov e Tiago Machado.