Rui Oliveira alcança melhor resultado de sempre em Mundiais
Pela primeira vez, Portugal esteve em competição em Apeldoorn, no Mundial de Pista, para a disputa da prova de Scratch, com Rui Oliveira a ter honras de abertura. Numa prova de 15 quilómetros sempre muito atacada, foi preciso esperar até à volta 35 para o final, para o bielorrusso Yauheni Karaliok, o italiano Michele Scartezzini e o australiano Callum Scotson a dobrarem todo o grupo e ficarem em posição de medalhas.
Estava encontrado o pódio, no entanto os restantes lugares ainda estavam em disputa. No sprint final, o ucraniano Roman Gladysh foi o único a superar Rui Oliveira no sprint final. O experiente pistard Wim Stroetinga foi o 3º do pelotão e 6º nas contas finais. Na luta pela vitória, Yauheni Karaliok foi o primeiro a cortar a linha de meta, sagrando-se o novo campeão do mundo de Scratch. Scartezzini ficou com a prata e Scotson com o bronze.
Com o 5º lugar alcançado, Rui Oliveira superou o 6º posto alcançado pelo seu irmão Ivo nos Mundiais do ano passado na prova de perseguição individual, conseguindo o melhor resultado de sempre.
Amanhã entram em pista os outros dois portugueses. João Matias vai fazer a corrida por pontos, por volta das 17h30, ao passo que Ivo Oliveira fará a perseguição individual, que terá a prova de qualificação às 14h e a final às 19h.