Valverde fica com etapa e geral no Abu Dhabi Tour; Rui Costa no top 10
O dia de todas as decisões no Abu Dhabi Tour começou com uma fuga grande, com muitos sprinters. Rudy Barbier, Andre Greipel, Frederik Frison, Mathias Brandle, Niccolo Bonifazio, Michael Bresciani, Jonas Henttala, Nikolay Trusov e Lawson Craddock foram os seus constituintes. A fuga chegou a ter mais de 10 minutos de avanço e o pelotão foi permitindo uma vantagem muito grande, ainda era de 5 minutos a 25 kms da meta.
O grupo principal depois reuniu forças no momento exacto e os fugitivos entraram na subida final com cerca de 2 minutos de avanço. Craddock e Greipel foram os últimos resistentes da fuga, enquanto a Astana tentava fazer diferenças e deixava Zakarin para trás. A 6 kms da meta Davide Formolo atacou e Valverde saiu pouco depois, numa altura em que Craddock foi alcançado e Dennis começou a perder terreno.
Julian Alaphilippe e Miguel Angel Lopez fizeram a ponte para a frente, com o colombiano a atacar pouco depois. A 4.5 kms da meta conseguiram fazer a ponte para a frente Wilco Kelderman, Rafal Majka, Davide Formolo e Niklas Eg. A 4 kms do final Miguel Angel Lopez voltou a atacar, desta vez sem resposta pronta. Valverde e Alaphilippe só responderam mais tarde e só o espanhol conseguiu colar ao colombiano.
O duo entrou no último quilómetro com 20 segundos de vantagem face a Alaphiilippe, Kelderman e Majka e discutiram a vitória entre eles. Valverde conseguiu a linha interior na última curva e superou Miguel Angel Lopez, para garantir a vitória na etapa e na classificação geral. Julian Alaphilippe ganhou o sprint e as bonificações do 4º posto. Rui Costa foi 9º na etapa e subiu ao 8º posto da classificação geral, onde Valverde ganhou à frente de Kelderman e Miguel Angel Lopez.