Kristoff tomou-lhe o gosto e dá vitória à equipa da casa
O Abu Dhabi Tour começou com um episódio infeliz, ainda na saída neutralizada houve uma queda a baixa velocidade e Mark Cavendish, um dos principais sprinters em competição e candidato neste primeiro dia, foi forçado a abandonar. Logo nos primeiros quilómetros formou-se a fuga, com Nikolay Trusov, Damiano Caruso, Vincenzo Albanese, Toms Skujins e Charles Planet. O quinteto nunca teve mais de 5 minutos de vantagem, com Quick-Step Floors, Mitchelton-Scott e Lotto-Soudal a trabalharem.
A cerca de 25 kms da meta Damiano Caruso e Charles Planet aceleraram e deixaram os seu colegas de escapada para trás, e 5 kms depois foi a vez de Planet sucumbir ao ritmo de Caruso. O italiano da BMC bem lutou, mas foi alcançado a 13 kms da meta. A partir daí a tensão aumentou, com as equipas dos sprinters e dos homens da classificação geral a lutarem por uma boa colocação.
À entrada do último quilómetro parecia uma corrida entre Mitchelton-Scott para Caleb Ewan e Quick-Step Floors para Elia Viviani, a confusão aumentou ainda mais quando o pelotão se dividiu entre os lados da estrada. O primeiro a lançar o sprint foi o Caleb Ewan, só que estava vento frontal e na sua roda vinha um Alexander Kristoff poderoso e cheio de força e confiança, que voou para uma vitória relativamente confortável, à frente de Andrea Guardini, a surpresa do dia, e de Caleb Ewan. Rui Costa foi 55º, integrado no pelotão principal.