Fim-de-semana perfeito de Jonathan Hivert vale triunfo em Haut Var
Para além do Tour of Oman, Vuelta a Andaluzia e Volta ao Algarve, também França recebeu ciclismo este fim-de-semana. Nas estradas gaulesas estiveram 18 equipas, 3 delas World Tour, para a disputa do Tour Cycliste International du Haut Var Matin. Duas etapas complicadas, com finais difíceis era aquilo que os ciclistas tinham pela frente.
O primeiro dia tinha uma chegada a Fayence, após 3 subidas, num final em ligeira subida, favorecendo os puncheurs. As dificuldades partiram por completo o pelotão, chegando apenas 18 ciclistas na frente. No final, foi Jonathan Hivert a derrotar toda a concorrência. O gaulês foi tão superior no sprint final que chegou com 1 segundo de avanço para a concorrência, liderada por Nicola Bagioli e Samuel Dumoulin. Numa corrida sem bonificações, este segundo podia ser fundamental na geral, como se viria a comprovar na segunda etapa.
Com a luta da geral reduzida a apenas 18 ciclistas, Flayosc iria condecorar o vencedor da 50ª edição da prova. Após quatro longas subidas, tudo se decidiu em mais um final em ligeira subida. Na última subida, que terminou a 20 quilómetros da chegada, apenas Jonathan Hivert, Alexis Vuillermoz, Rudy Molard, Thibaut Pinot, Valentin Madouas e Maruo Finetto destacaram-se de toda a concorrência. A FDJ trabalhou mas no final foi Hivert que voltou a erguer os braços, conseguindo a 2ª vitória em 2 dias, batendo Vuillermoz e Molard, únicos ciclistas que chegaram com o tempo do corredor da Direct Energie.
Este foi uma prova perfeita para a Direct Energie e para Jonathan Hivert. O francês já vinha a mostrar boa forma das provas por etapas que já tinha disputado, tendo terminado sempre no top 10. Quando está bem fisicamente, Hivert é difícil de bater no entanto este é um ciclista muito irregular e esta vitória é muito importante para o resto da temporada. Para além da geral, levou a classificação por pontos.
As duas equipas francesas World Tour vinham com duas boas equipas mas saíram de mãos a abanar. A FDJ trazia Rudy Molard, Valentin Madouas e Thibaut Pinot que fizeram 3º, 4º e 5º respeticamente e ganharam a juventude com Madouas, mas a má classificação na primeira etapa ditou a derrota. Já a AG2R vinha de ganhar todas as provas francesas até agora disputadas e não conseguiu manter a sequência. Na estreia da temporada, Alexis Vuillermoz tinha aqui uma prova perfeita para as suas características no entanto um Hivert incrível impediu Vuillermoz de festejar.