Thomas voa em Lagoa e consolida liderança da Algarvia
Dia de contra-relógio decisivo na Volta ao Algarve, onde se iriam fazer mais diferenças na classificação geral do que as que se verificaram no Alto da Fóia na etapa de ontem. Damien Cordeio foi o primeiro a fazer-se à estrada, às 13h55.
O primeiro grande tempo foi para Victor Campenaerts, o campeão europeu da especialidade. O ciclista da Lotto Soudal terminou com 24:20, batendo o tempo de Jan Polanc por 1 minuto e meio. No 3º lugar provisório estava Rafael Reis. O duo da Trek-Segadredo, Ryan Mullen e Mathias Brandle, desiludiu, ficando longe do tempo de Campenaerts, no entanto o irlandês furou ainda no início, condicionando o resto do esforço.
Chad Haga ficou a 40 segundos e o campeão suíço quedou-se pelo 2º lugar provisório, a apenas 8 segundos do melhor tempo. Lukasz Wisniowski, Arnaud Demare, Simon Geschke e o português José Gonçalves fizeram tempos muito bons, acabando dentro do top 10. O campeão alemão Tony Martin era o grande especialista que se seguia, terminando a escassos 16 segundos de Campenaerts, no 3º lugar provisório. Vasil Kiryienka fez um tempo razoável, terminando dentro do top 10,
Os homens da classificação geral começaram a chegar e Nelson Oliveira, que andou sempre entre os melhores nos pontos intermédios, foi 3º a apenas 11 segundos do melhor tempo. Tejay van Garderen com 24:56, Sam Oomen com 25:56 e Félix Grossschartner com 25:23. Ricbie Porte andou muito mal perdendo mais de 1 minuto e meio para o melhor tempo, estando fora da luta pela geral.
Bob Jungels andou bem, terminando com 24:58, bem dentro do top 10. Vicente Garcia de Mateos quedou-se pelos 26:22, Patrick Konrad pelos 25:50, Bauke Mollema pelos 25:10. Faltavam chegar 4 ciclistas. Michal Kwiatkowski até chegou a ter o melhor tempo na fase inicial, mas no final quebrou um pouco, a 11 segundos de Campenaerts. Daniel Martin fez 26:12 e faltava chegar o camisola amarela Geraint Thomas que pulverizou o tempo de Victor Campenaerts, retirando 11 segundos ao melhor tempo.
Desta forma, Geraint Thomas é ainda mais líder da Algarvia, agora com 22 segundos de vantagem para Michal Kwiatkowski e 32 para Nelson Oliveira.