Nathan Haas dá a primeira do ano à Katusha-Alpecin
Após uma etapa fácil que terminou com uma chegada ao sprint, hoje era dia para as primeiras mexidas na classificação geral, com uma dura subida a estar no menu a apenas 5 quilómetros da chegada. Cedo Loic Chetout, Markel Irizar, Fabrico Ferrari e Danny Pate saíram do pelotão, formando a fuga do dia.
Esta fuga manteve-se na frente até aos 7 quilómetros finais, altura em que Markel Irizar foi caçado, no entanto chegaram a ter mais de 2:30 à entrada dos últimos 20 quilómetros. A BMC fez a maior parte do trabalho, endurecendo bastante a corrida na subida de Al Jissah. No entanto, era a Astana que dominava, passando com os 3 primeiros na frente da contagem de montanha.
Na descida para a meta, Niki Tersptra ainda tentou um ataque, mas o grupo de 15 unidades que o perseguia conseguiu apanhá-lo. No final, este grupo discutiu a etapa entre si, com Nathan Haas a conseguir a primeira vitória do ano, subindo à liderança da prova. Greg van Avermaet foi 2º e Alexey Lutsenko fechou o pódio. Na frente chegaram nomes como Merhawi Kudus, Miguel Angel Lopez, Jesus Herrada e Vincenzo Nibali, ao contrário de Rui Costa. O português chegou num segundo grupo, a 38 segundos, sendo um rude golpe nas aspirações do campeão do mundo na luta pela geral.