Duelo de murcianos em casa acaba com triunfo de Luis Leon Sanchez
A longa clássica espanhola começou absolutamente descontrolada, com 40 ciclistas a escaparem-se. Esta fuga viria a partir-se com as dificuldades montanhosas, com Trentin, Gilbert, Jungels, Serry, Wurtz Schmidt e Pieter Vanspeybrouck a ficarem na frente. A Movistar manteve esta escapada controlada para Alejandro Valverde e na principal dificuldade do dia, o “Bala” viria a fazer a ponte, na companhia de Luis Leon Sanchez e Jakob Fuglsang.
Após alguns quilómetros de colaboração, o duo da casa, Luis Leon Sanchez e Alejandro Valverde, decidiram acelerar e nunca mais ninguém os apanhou, apesar da valente tentativa em solitária de Philippe Gilbert, após um excelente trabalho da sua equipa. Após dilatarem imenso a vantagem face aos seus rivais a dupla espanhola, e murciana, pôde discutir a vitória entre eles. A 2000 metros da meta Alejandro Valverde atacou e Luis Leon Sanchez contra-atacou, sem resposta do ciclista da Movistar Team.
“LuisLe” conseguiu pela primeira vez triunfar em casa, algo que muito o satisfez, num final que pareceu algo consentido por parte de Valverde. A amizade entre ambos é conhecida, Valverde já tinha ganho aqui por 5 ocasiões e o ataque foi algo despropositado, pois bastava esperar pelo sprint final, que é superior. Philippe Gilbert acabou em 3º, a mais de 2 minutos da frente e o grupo seguinte chegou a quase 4 minutos. Somente 39 ciclistas completaram a prova, José Mendes, o único português à partida, não completou a corrida, que foi muito afectada por fortes ventos.